Vários bairros do Centro, Zona Sul e Zona Norte do Rio de Janeiro estão sem água, nesta quarta-feira (10), devido a um vazamento em uma adutora, que aconteceu na terça (9). A previsão de normalização é apenas para o domingo (14).
O vazamento aconteceu em Manguinhos, na Zona Norte, em um tubo de quase 2 metros de diâmetro. Equipes da concessionária Águas do Rio atuam no reparo, mas destacaram a complexidade do trabalho. Por isso a conclusão deverá acontecer somente na quinta-feira (11).
Assim, após o término do reparo, o abastecimento nas regiões afetadas entrará em processo de recuperação gradativa, podendo levar cerca de 72 horas para ser normalizado, principalmente nas áreas elevadas e nas pontas das redes de distribuição.
“Neste sentido, a concessionária orienta os seus clientes a manterem a água de cisternas e caixas d’água reservada para atividades prioritárias, adiando tarefas que demandem alto consumo, até a regularização do fornecimento”, orientou a Águas do Rio.
Bairros prejudicados
Em função desta ocorrência, há reduções no fornecimento de água tratada em vários pontos da capital, com especial atenção para os bairros do Flamengo, Catete, Glória e Laranjeiras, na Zona Sul; as regiões central e portuária; e os arredores de Bonsucesso, Higienópolis, Ilha do Governador, Jacarezinho, Jacaré, Manguinhos, Olaria e Ramos, na Zona Norte.
No Centro do Rio de Janeiro, edifícios comerciais, desde a noite de terça, tiveram de solicitar caminhões-pipa para garantir o funcionamento das atividades, nesta quarta-feira.
Em casos de urgência, é possível acionar a Águas do Rio através do telefone 0800 195 0 195, que funciona para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp.
Águas do Rio na berlinda
Problemas no fornecimento de água, por parte da Águas do Rio, estão na mira da CPI dos Serviços Delegados da Assembleia Legislativa (Alerj). O colegiado aprovou a convocação de Alexandre Bianchini, presidente da concessionária, para prestar depoimento na primeira reunião pós-recesso, em agosto.
Tem que rescindir esse contrato com águas do rio urgente, só esta fazendo besteira!!! causando transtorno a todo momento a população do rj.