Em uma manhã de operações por todo o Rio, seis pessoas morreram em tiroteios na Cidade de Deus, Zona Oeste da cidade, nesta quarta-feira (3). Militares do 18º BPM (Jacarepaguá) atuam na região para combater atividades da facção Comando Vermelho (CV).
Os seis foram baleados durante confrontos armados no interior da comunidade, numa região conhecida como Curral. Os policiais levaram os feridos em um veículo blindado “caveirão” ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, também na Zona Oeste.
No entanto, a Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela unidade, afirmou que todos chegaram já mortos. Ainda não se sabe a identidade deles ou os antecedentes criminais. Na ação, a PM apreendeu dois fuzis calibre 5.56, quatro pistolas, três rádios de comunicação e drogas.
Por conta da operação, pelo menos 12 escolas tiveram o funcionamento impactado, na manhã desta quarta. Além disso, a Clínica da Família (CF) Lourival Francisco de Oliveira e o Centro Municipal de Saúde (CMS) Hamilton Land interromperam as visitas domiciliares.
Agentes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) e do Batalhão Especial de Rondas e Controle de Multidão (RECOM) atuam nos acessos à comunidade. O comando do 18° BPM disse que vai instaurar um procedimento para apurar as circunstâncias da ação. As câmeras corporais utilizadas pela guarnição estão à disposição do procedimento investigativo.