Diante do cenário atual, é alta a chance de o próximo prefeito do Rio ser um grande filho da… PUC. Quatro dos principais candidatos se formaram na Pontifícia Universidade Católica. São os “jesuítas” querendo dar as cartas na Cidade Maravilhosa, cinco séculos depois.
Na verdade, o Rio já está nas mãos de um notório filho da PUC. Eduardo Paes (PSD), que é candidato à reeleição, é bacharel em Direito pela instituição. Curiosamente, um de seus principais opositores na corrida eleitoral, Alexandre Ramagem (PL), tem a mesma graduação.
Para quem acha que é pouco, mais dois candidatos não apenas são filhos da PUC, como também se formaram em Direito com passagens pelos famosos pilotis: Carol Sponza (Novo) e Marcelo Queiroz (PP). O último foi até presidente do Diretório Central Estudantil (DCE).
Dizem por aí que ser prefeito de uma cidade como o Rio é carregar um peso do tamanho do mundo, mas, para os quatro citados, isto não deverá ser problema já que o lema da PUC é “Alis Grave Nil”, o que, em português, significa “Com asas nada é pesado”.