A aguardada revitalização do Calçadão de Campo Grande finalmente saiu do papel — e já começou a ganhar vida nesta semana com o início dos trabalhos. A Prefeitura do Rio publicou no Diário Oficial da última segunda-feira (04) o expediente oficializando o começo imediato das obras de requalificação urbana do principal polo comercial da Zona Oeste.
A vencedora da licitação foi a Construtora Entre os Rios Ltda., responsável pela intervenção orçada em R$ 17.277.254,72. O valor ficou abaixo da previsão inicial da Secretaria municipal de Infraestrutura, que estimava gastos de até R$ 21 milhões.
As equipes já iniciaram os trabalhos no local. O cronograma prevê 360 dias corridos de obras, com conclusão estimada para 28 de abril de 2027.
Espaço foi projetado por Burle Marx em 1976
O projeto concentra as intervenções no eixo principal do calçadão, a Rua Coronel Agostinho, e, também, alcança trechos das ruas Barcelos Domingos, Viúva Dantas e Major de Almeida Costa.
A proposta é recuperar a infraestrutura de uma das áreas comerciais mais movimentadas da Zona Oeste, que enfrenta há anos problemas de desgaste estrutural e sobrecarga no fluxo diário de pedestres.
O espaço, projetado por Roberto Burle Marx em 1976, se tornou um dos principais marcos urbanísticos de Campo Grande. Desde 2020, o local passou a se chamar oficialmente Calçadão Bispo Daniel Malafaia.
A revitalização vinha sendo cobrada há anos por comerciantes e moradores da região. Agora, com a ordem de serviço em vigor e máquinas já nas ruas, a expectativa da prefeitura é dar novo fôlego ao comércio local e melhorar a circulação nos cerca de 500 metros de extensão do calçadão.



O mesmo tem que ser realizado no calçadão de Bangu! .que está uma bagunça só! Muita sujeira e uma desorganização total! Precisando muito de um choque de ordem!
Era um dos melhores local de comércio do rio. Se perdeu com a quantidade de camelôs disputando com as lojas.
E triste ver quem conheceu o calçadao antigamente a situação que se encontra hoje.
Lojas fechadas era impossível de se ver.
Concreto caro , pra fazer calçadão, kkkkkkk
Vai ser folheado a outro, só milhões , a Shakira vai fazer a inauguração. Kkkk
ESTAMOS ESPERANDO O INÍCIO DAS OBRAS NO JARDIM MARAVILHA, até agora a prefeitura não se pronunciou, apesar de a verba de 340 milhões já ter sido liberada, pelo governo federal. SÓ QUERO VER QUANDO COMEÇAR AS CHUVAS DE VERÃO.
A duplicação da Cachamorra, divulgada junto ao mergulhão e o túnel da Caroba sumiu. O prefeito fez divulgação, propaganda junto ao Nine e fazia parte daquele 1 Bi liberado pelo 9 dedos. O Nervosinho não levou o projeto adiante. Pra onde foi o dinheiro liberado?
Enquanto isso, muitos bairros estão em situações precárias, família perdendo coisas e até familiares com enchentes, não tem um saneamento básico.
É muito triste viu!
Bangú está esquecida principalmente o centro de Bangú está está uma desorganização está um lixo não, existe mais banco chafariz todos feitos no governo Cesar Maia não foram, conservado os camelos se apoderaram virou deposito de lixo, estendo a minha reclamação, para o Bairro Jabour está abandonada a praça está infestada de carro ambulantes, a praça virou passagem pra motocicleta os brinquedos, os.aparelhos de atividades físicas todos velhos quebrados aí prefeito estamos em, época de eleição
Pela qualidade dos tapumes que essa construtora iníciou o cercamento do local para o início da obra dpara se concluir que não possui expertise e tão pouco material adequado! Usou material de 2ª mao, de reutilização alguns enferrujados o qual passou um pintura muito. mal feita e tudo engatilhado. Vê se que tudo vai ser feito daquele jeito, ou seja : de qualquer maneira!!!