O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro enviará uma comitiva de oficiais para uma missão estratégica na Europa, de 29 de maio a 7 de junho de 2026. A viagem, autorizada pela Secretaria Estadual da Casa Civil, tem como principal objetivo a participação na Interschutz 2026, considerada a maior feira mundial de proteção civil e segurança, realizada em Hannover, na Alemanha.
Além da feira, os militares também terão agendas técnicas em Berlim e Paris. Entre os temas de interesse da missão está a busca por tecnologias de inteligência artificial voltadas à gestão de crises, o uso de drones em incêndios florestais e o estudo de protocolos de proteção ao patrimônio histórico — prática reforçada pela atuação da Brigada de Paris após o incêndio na Catedral de Notre-Dame, em 2019.
De acordo com o processo administrativo, as despesas serão custeadas pelo Fundo Especial do Corpo de Bombeiros (Funesbom). O objetivo é fazer justiça ao lema da corporação (“Vidas alheias e riquezas salvar”), o investimento total estimado ultrapassa R$ 130 mil.
Investimento estratégico em intercâmbio e inovação
A justificativa técnica da corporação classifica a missão como um “investimento estratégico no capital intelectual”. Entre os principais eixos estão:
- Gestão de grandes metrópoles: observação do modelo de despacho centralizado adotado em Berlim
- Novas tecnologias: avaliação de equipamentos de desencarceramento e viaturas de grande porte de fabricantes como Magirus e Rosenbauer
- Sustentabilidade: estudo de métodos de combate a incêndios com menor consumo de água
Segundo o CBMERJ, o conhecimento adquirido deverá ser replicado nas unidades operacionais do estado após o retorno, por meio de relatórios técnicos e atualização dos protocolos de treinamento da tropa.
COM FÁBIO MARTINS



Só oficiais. Praça vai pra Paqueta pagando do bolso. Rui de Janeiro, nada muda, mais do mesmo!
Vão lá passear, Vão chegar cheio de ideias, mas nada será implantado por que o estado esta falido, a Tropa esta velha, eles estão contratando bombeiro temporário, quando essa garotada começa a aprender ja são mandando embora, enquanto isso essa máfia de Coronéis continuam, tomando conta do estado não deixando o bombeiro evoluir, pergunto por que não existe um regimento igual para todos estados ? Bombeiro de São Paulo é de um jeito Espírito Santo é de outro, Brasília é de Outro, o Estado deveria investir em contratar bombeiros Voluntários, como no Sul que da todo Suporte a cidades menores e são patrocinadas por empresas e vivem também de doações da população, a cultura é outra, primeiro Socorros já é ensinado nas escolas do Jardim ao ensino médio, a política de segurança e base de toda educação dos jovens. Enquanto aqui no Rio de Janeiro, a galera só pensa em viajar e gastar o dinheiro do estado e dos contribuintes.
Eu acredito que ninguém vai ser contra até porque Nós já financiamos diretamente com a Taxa de Incêndio 🧯
Tem que fazer intercâmbio sim