As licenças para a construção de dois mega edifícios em Ipanema, com quase 80 metros de altura e capazes de estender suas sombras às areias da praia mais emblemática da Zona Sul do Rio, foram liberadas novamente pela Prefeitura do Rio.
A polêmica veio à tona em agosto, quando as licenças foram inicialmente concedidas.
Os construtores do Vista Ipanema, na Rua Prudente de Morais, e o Alma Ipanema, na Rua Visconde de Pirajá, usaram como base a Lei Complementar 274/2024 (conhecida como Lei dos Puxadinhos) — que permitiu a mudança de gabarito em alguns pontos da cidade.
Urbanistas e moradores do bairro, por sua vez, acusam os projetos de descumprirem legislação anterior, que proíbe a construção de imóveis que façam sombra na praia. Fizeram uma campanha nas redes sociais e um abaixo-assinado em protesto. Em novembro, as obras foram embargadas.
Um mês depois, porém, já estão de novo liberadas.
Consultada para saber o que mudou no projeto, que deu margem à concessão das licenças, a Secretaria municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico respondeu por meio de nota:
“Informamos que o embargo e a liberação posterior da obra cumprem as regras da legislação em vigor na cidade do Rio de Janeiro. Os projetos têm sido licenciados segundo as normas urbanísticas e ambientais municipais aplicáveis”, diz o texto.
Quanto absurdo! Alem da sombra, teremos problemas de trânsito, fornecimento de luz, internet e água. Nenhuma melhoria nos equipamentos urbanos: calçadas destroçadas e ocupadas por mesas, cadeiras e propagandas. Prédios antigos e bons sendo destruídos. Isso é sustentabilidade ou ganância ?
Que bom, assim não precisaremos levar guarda-sol para praia. Quer morar num lugar com prédios baixinhos? Mude-se para o recreio.
Ipanema será a nova Balneário Camburiú. Os caras não aprendem!😡
O poder sem limites do dinheiro e corrupção.
É mais uma afronta às leis desse prefeito que desgoverna a cidade. Jamais votarei nesse carinha que só faz m..da!
Esperar oque desse prefeito,daí pra pior 🤔🤔
Dudu só pensa em dinheiro no bolso dele. Acabou com a saúde, a educação, agora quer acabar com a paisagem natural da cidade, esquecendo da infra estrutura básica, da segurança do nosso patrimônio público… Pior prefeito …