Uma turista colombiana é investigada por injúria racial após oferecer uma banana a grupo de capoeiristas negros na Rocinha, na Zona Sul. O episódio aconteceu no dia 26 de maio em um ponto turístico da favela, onde acontecia uma apresentação cultural de integrantes de um projeto social.
Ao final da apresentação, um dos atletas começou a passar o chapéu, comportamento comum em apresentações informais, pedindo contribuições em dinheiro voluntárias para o financiamento do projeto.
O grupo de turistas era formado por 14 colombianos, e então, de acordo com a Polícia Civil, uma mulher tirou uma banana da bolsa e direcionou aos atletas. Os integrantes do grupo capoeirista interpretarem a atitude como racista e deram início a uma investigação na 11ª DP (Rocinha).
Polícia pediu que colombiana entre na lista da Interpol
Os agentes identificaram a acusada, que retornou à Colômbia um dia após o ocorrido, o que foi interpretado pelos investigadores como uma tentativa de evitar penalizações criminais.
Nesta segunda-feira (22), a colombiana foi formalmente indiciada a responder por injúria racial. A Polícia solicitou que o nome da mulher fosse incluído na lista vermelha da Interpol, alerta internacional para localizar e prender provisoriamente uma pessoa aguardando ação legal.
Com informações do jornal “O Globo”

