Quem aprecia o cinema alemão tem uma opção interessante de programa para o fim de semana. A “Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem” está em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro do Rio, até 7 de outubro, exibindo 12 obras, entre ficção e documentário. A promoção é do Consulado Geral da Alemanha no Rio, com apoio do Instituto Cultural alemão Goethe-Institut.
Drama, comédia, romance, documentário político ou biográfico. Filmes para todos os gostos e com classificação etária a partir dos 10 anos estão na seleção. Entre os destaques está o distópico “Os Ordinários”, segundo longa da promissora Sophie Linnenbaum. A comédia com toques de ficção científica se passa em uma sociedade em que as pessoas são classificadas de três formas de acordo com o seu potencial cinematográfico.
A ficção “As Faces de Toni Erdmann”, da celebrada Maren Ade, também está na programação. Vencedor de vários festivais e detentor de premiações, o filme concorreu à Palma de Ouro em Cannes e foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Filme Internacional. Já o drama “Quando Hitler roubou o coelho rosa”, de Caroline Link, mostra as memórias da infância da escritora Judith Kerr.
A realização da Mostra Alemã de Cinema: Elas Dirigem! segue as diretrizes da Política Externa Feminista do Ministério das Relações Exteriores da Alemanha de promoção da igualdade de gênero no mundo. A programação completa pode ser acessada na área de “Cultura” do site do Banco do Brasil. As entradas gratuitas devem ser retiradas no site ou na bilheteria física do CCBB, a partir das 9h, no dia de exibição do filme.