Mais um confronto voltou a deixar em pânico os moradores do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio. Disparos de arma de fogo foram registrados às 23h de quinta-feira (2) pelo aplicativo Fogo Cruzado, e os tiros adentraram a madrugada desta sexta-feira (3). Um apartamento localizado no Boulevard 28 de Setembro chegou a ser atingido por uma bala perdida.
Este é o segundo dia consecutivo de confrontos entre traficantes rivais na localidade: uma intensa troca de tiros ocorreu ao longo da madrugada desta quinta, atingindo um transformador da região, que ficou sem energia até a manhã seguinte.
Nas redes sociais um internauta comentou “Depois desse tiroteio todo que está tendo pelo Morro dos Macacos todo dia, eu não penso mais em pisar em Vila Isabel”; um outro resume: “Bala voando no Morro do Macacos de novo, acredito que não vai parar até o TCP sair do morro”.
Moradores relatam que os tiroteios no local são constantes. Há uma disputa pelo controle do território dos Macacos entre o Terceiro Comando Puro (TCP), que atualmente está no comando, e o Comando Vermelho (CV). No fim da tarde desta quinta, traficantes dos Macacos atacaram o Morro da Mangueira, realizando disparos em direção à comunidade, dominada por uma facção rival.
A Polícia Militar informa que agentes da Unidade de Polícia Pacificadora do Morro dos Macacos (UPP/Macacos) foram acionados para checar a informação de disparos de arma de fogo na área de mata do morro, mas que os suspeitos, assim como no confronto de quinta-feira, conseguiram fugir antes da chegada das equipes. A PM afirma que o policiamento foi reforçado na região, com agentes posicionados em pontos estratégicos nos acessos à comunidade durante a madrugada.