A Justiça Eleitoral multou, nesta sexta-feira (27), em R$ 8 mil um blogueiro por vídeos contra o candidato a prefeito de São João de Meriti Valdecy da Saúde (PL). A sentença foi proferida pelo juiz eleitoral Leonardo Cardoso e Silva, da 89ª Zona Eleitoral.
Na ação, Valdecy alegou que Lucimar Francelino da Silva usou inteligência artificial para montar vídeos contendo acusações de “sumiço de recursos” e “fraudes bilionárias”. Além do candidato, as postagens tinham como alvo o atual prefeito, Dr. João.
O juízo analisou 22 vídeos e encontrou irregularidades em 18 postagens. Além da multa, o magistrado também proibiu nova veiculação das propagandas sob pena de nova multa de R$ 5 mil para cada descumprimento.
“Vislumbra-se, dessa forma, diante de toda a documentação anexada aos autos, que representado realizou 22 publicações e que 18 possuem conteúdo similar e nítida finalidade eleitoreira, a qual possui capacidade de afetar a igualdade de disputa do candidato Valdecy da Saúde com os demais concorrentes”, decidiu o juiz.