A novela Pantanal já saiu do ar na TV, mas aparentemente, a Juma errou o caminho e se perdeu em Maricá. Uma onça-parda (Puma concolor) foi flagrada por câmeras do Programa de Monitoramento da Fauna Silvestre (Mofama) do município.
O animal — de aproximadamente dois anos de idade — foi visto circulando no Refúgio de Vida Silvestre Municipal de Maricá (Revis), no Espraiado. Em abril de 2024, outra onça da mesma espécie foi avistada na região.
A onça-parda é ameaçada de extinção e está presente na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e considerada vulnerável pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O animal silvestre é um predador estritamente carnívoro. Porém, a espécie é uma das mais generalistas entre os felinos. Na falta de presas grandes, os pumas podem comer uma variedade grande de presas, incluindo lagartos, aves e insetos.
Seu peso varia entre 40kg e 50kg. Assim como a maioria dos felinos, as onças-pardas são animais com hábitos crepusculares e/ou noturnos, ou seja, mais ativos no fim de tarde e durante a noite. São solitárias e oportunistas, aproveitando qualquer chance para se alimentarem.