A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio anunciou, nesta quinta-feira (26), os valores venais dos veículos para o cálculo do IPVA 2025. A grande novidade é que o imposto manterá a faixa de preço registrada em 2024, com uma leve queda média de 0,48% em relação ao valor total da frota do estado.
A redução afeta principalmente os automóveis e camionetas/utilitários, que apresentarão quedas médias de 1,84% e 3,39%, respectivamente. O IPVA é calculado com base nos valores venais dos veículos, que são estabelecidos pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), e sobre esses valores são aplicadas as alíquotas do imposto.
Como será o cálculo do IPVA?
O IPVA 2025 será calculado com base nas seguintes alíquotas:
- 4% para carros flex.
- 2% para motos.
- 1,5% para veículos movidos a GNV (gás natural veicular).
- 0,5% para veículos elétricos.
Formas de Pagamento
Os contribuintes poderão pagar o imposto de duas formas:
- Cota única com desconto de 3%, ou
- Parcelado em até 3 vezes, sem o abatimento.
Os vencimentos começam em 21 de janeiro de 2025, com a primeira parcela e a cota única para veículos com final de placa 0. A secretaria também anunciou que o pagamento será realizado por meio do Documento de Arrecadação do Estado do Rio (DARJ), substituindo a antiga Guia de Recolhimento de Débitos (GRD).
Como fazer o pagamento?
Os contribuintes deverão acessar o novo site da Sefaz-RJ para gerar o DARJ. No site, basta informar o número do Renavam do veículo. O pagamento poderá ser feito via Pix, em qualquer banco, ou por código de barras, em instituições financeiras parceiras, como Bradesco, Itaú, Santander e SICOOB.