Às vésperas da greve dos rodoviários, marcada para começar às 0h desta segunda-feira (28) no Rio, o Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1) interveio para garantir a mobilidade urbana na capital.
Em decisão liminar assinada pela desembargadora Maria Helena Motta, a Justiça determinou a manutenção de uma frota mínima de 50% dos ônibus circulando pelas ruas a partir desta segunda (29).
Segundo a decisão, o Sindicato dos Rodoviários havia proposto manter apenas 30% da frota nos horários de pico e 15% nos demais períodos. Contudo, a Justiça considerou a proposta insuficiente diante da densidade demográfica e da extensão geográfica do Rio de Janeiro.
Em caso de descumprimento da decisão, a Justiça fixou multa diária de R$ 50 mil. A penalidade será aplicada individualmente a cada uma das entidades envolvidas, tanto ao Sindicato dos Rodoviários quanto ao Rio Ônibus, que representa as empresas do setor.
Impasse sobre reajuste salarial
Os motoristas de ônibus municipais da capital entraram em estado de greve após não concordarem com a proposta de reajuste dos salários apresentada pelas empresas de ônibus.
Os rodoviários reivindicam piso salarial de R$ 5 mil para motoristas de ônibus articulados e de R$ 4 mil para os demais motoristas, além de tíquete-alimentação de R$ 1 mil, plano de saúde e odontológico. Outras demandas incluem jornada de trabalho em escala 5×2 e o fim do contrato temporário na Mobi-Rio, responsável pelo sistema do BRT, com contratação pelo regime CLT.
Uma assembleia está marcada para as 18h deste domingo (28) na sede social do sindicato, em Rocha Miranda, na Zona Norte do Rio, quando serão definidos os últimos detalhes da mobilização.

