A escritora Roseana Murray, moradora de Saquarema, de 73 anos, foi atacada por três cães da raça pitbull no bairro Gravatá, na manhã desta sexta-feira (05). Ela ficou ferida gravemente na cabeça e nos braços. Como um deles foi dilacerado, ela corre risco de perder o membro.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e Roseana foi encaminhada de helicóptero para o Hospital Alberto Torres, em São Gonçalo. De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde, o estado é grave e a paciente segue em atendimento no centro cirúrgico.
A vítima caminhava por volta das 8h30 na Avenida Ministro Salgado Filho quando foi atacada pelos cães. Moradores do bairro estão indignados com o caso e com o tutor dos animais, que foi levado para a 124ª DP (Saquarema). Relatos apontam que os cães tinham atacado outras pessoas recentemente.
Roseana Murray é muito conhecida por ser formada em Literatura Francesa pela Aliança Francesa, Universidade de Nancy, começou a escrever poesia para crianças no começo dos anos 1980. Atualmente, é poetisa e escritora de obras infantojuvenis, com uns 100 livros publicados.
Outros casos
De acordo com dados do Hospital Estadual Alberto Torres, nas últimas três semanas oito crianças e dois idosos deram entrada na unidade atacados por cachorros.
As vítimas foram mordidas em Niterói, São Gonçalo, Magé, Araruama e Cachoeiras de Macacu. Duas crianças ainda continuam internadas e os demais já receberam alta.
Lei proíbe pitbulls soltos na rua
A Lei Estadual nº4.597, de 16 de setembro de 2005, determina que os cães considerados mais ferozes, como pitbull, fila, doberman e rotweiller, devem ser castrados a partir dos 6 meses de idade e só podem circular em áreas públicas com focinheira e sendo guiados na coleira por uma pessoa maior de idade. Em praias, a circulação é vetada mesmo com focinheira e coleira. É proibido deixa-los soltos em qualquer hipótese. O descumprimento da lei prevê multa de quase R$ 23 mil reais e apreensão do animal em casos reincidentes.