A manhã desta segunda-feira (17) foi marcada por intenso tiroteio e uma operação da Polícia Militar nos morros do Juramento e Juramentinho, em Vicente de Carvalho, na Zona Norte do Rio. Devido ao confronto, a Secretaria Municipal de Educação informou que cinco unidades escolares da região foram impactadas.
A ação ocorre após dias de intensos confrontos entre facções rivais pela disputa do território. Por volta das 7h30, o Instituto Fogo Cruzado continuava registrando tiros na região do Morro do Juramento. Ainda não há informações sobre prisões, apreensões ou feridos.
Intensos confrontos
Desde quinta-feira (13), a região tem sido cenário de confrontos, com pelo menos três pessoas baleadas nos últimos quatro dias. Moradores relataram, nas redes sociais, intensos tiroteios, com vídeos que mostravam o som dos disparos e a tensão nas ruas.
No domingo (16), o clima de violência afetou o transporte público. Tiroteios interromperam a circulação do metrô, sendo necessário suspender o trajeto da Linha 2 entre as estações de Engenho da Rainha e Irajá.
Na operação desta segunda-feira, a Polícia Militar, por meio do 41º BPM (Irajá), reforçou a segurança nos acessos e dentro dos morros. Enquanto isso, a circulação do metrô nas Linhas 1, 2 e 4 ocorre normalmente, com intervalos regulares.