Donos e funcionários de autoescolas fazem um protesto, na tarde de hoje (23), no Centro do Rio. Uma faixa da pista lateral da Avenida Presidente Vargas foi ocupada no sentido Candelária. A Polícia Militar acompanha a manifestação.
Segundo os organizadores, o objetivo é mostrar a importância dos profissionais na formação de motoristas com aulas obrigatórias, diante de proposta do Ministério dos Transportes de acabar com a obrigatoriedade das autoescolas no processo de habilitação de motoristas, para baratear os custos na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Com informações do RJTV, da Rede Globo.


A decisão do governo de enfraquecer o papel das autoescolas, sob o pretexto de reduzir custos, é populista e perigosa.
Ao priorizar a economia em detrimento da capacitação dos condutores, o Estado arrisca transformar a CNH em mera formalidade, comprometendo a segurança nas vias e banalizando o processo de formação no trânsito.
Eu tirei minha CNH na época em que não era necessária essa palhaçada e onde o avaliador verificava se você sabia dirigir, não se você passava numa estafeta, só estilo big brother. E as pessoas dirigiam, simples assim. Hoje as pessoas aprendem na auto escola a passar nessa prova idiota, não a dirigir. A prova disso é a profusão de “cursinhos”: perca o medo de dirigir! Ué, deveriam ter perdido isso na autoescola!!! Os principais países desenvolvidos do mundo não exigem AE e as pessoas têm bem menos acidentes lá. Mas, no Brasil, as coisas são assim: ninguém quer perder nada, nem evoluir. Lembra quando FHC proibiu os postos de gasolina self-service????
As aulas teóricas já estão de forma online, e a prática vai continuar sendo um profissional qualificado.
O aluno não vai deixar de ter aula práticas com um bom profissional!
As aulas teóricas já estão de forma online, e a prática vai continuar sendo um profissional qualificado.
O aluno não vai deixar de ter aula práticas com um bom profissional!
Deveria ter um período longo para essa transição. Fico imaginando quantas pessoas investiram em pontos, aluguéis, carros e de repente isso. Temos que pensar nessas pessoas.
Não tem preço pela segurança,e vidas no trânsito perdidas,não dá pra enviar sem um veículo adequado,tem que exigir mesmo de instrutor autônomo o carro com duplo comando para segurança de todos e carga horária mínima de 10 aulas mesmo para quem já pensa que dirigir, ninguém fala das taxas,o governo não fala em reduzir pela metade as taxas do Detran,no RN até o carro que vc faz teste eles cobram,,montem plataforma gratuitas para aulas teóricas, e reduza pela metade o preço com a redução dos critérios minimos,ai sim pode dar certo.
Na minha opinião além de baixar o valor das autos escolas também teria que baixar os valores dos exames médicos psicológico para todos porque pagar o valor que estão pedindo ficar difícil para qualquer pessoa de poder aquisitivo baixo ficar muito difícil isso ninguém fala abaixar o valor das auto escola e o Detran cobrar esse absurdo de exames que são obrigatórios
Sou motorista a 25 anos e profissional de carreta,vc fala besteira,o trânsito mudou,os teste de qualificação são outros e bem mais critériosos,vc que fala sobre dirigir sem educar tenho certeza que não sabe o que e normal de circulação , não dá pra liberar o uso obrigatório dos pedais de controle nem critério de aulas mínimas para habilitar,o livre comércio eo curso teórico pode se buscar meios de baratear,mas ninguém fala das taxas abusivas do Detran e dos reteste que os alunos vão fazer