23 de abril é dia de São Jorge. Padroeiro do estado, o santo guerreiro — também associado a Ogum, o orixá do ferro e da guerra —, tem um feriado para chamar de seu aqui no Rio e recebe uma série de homenagens, desde missas e procissões, até as tradicionais feijoadas.
A tradição se explica pela relação entre o feijão e Ogum. O orixá representa proteção e coragem, mas também o trabalho árduo e a agricultura. Assim como a imagem de São Jorge, protetor dos agricultores, soldados e artesãos. Para agradecer, as comidas oferecidas para eles são tipicamente feitas com feijão, que representa fartura.
Em diversas regiões do Rio, bares, escolas de samba e centros culturais preparam programações especiais para celebrar o padroeiro. Os eventos reúnem os devotos e sambistas em um só lugar, em torno de shows, cerveja gelada e, claro, a boa e velha feijoada. Confira algumas opções para celebrar este dia 23 de abril:
Casa Carnaval e velha guarda do Império Serrano
A Casa Carnaval realiza nesta quarta-feira (23), a partir das 11h, o Feijão do Padroeiro do Império Serrano, uma celebração à cultura e à tradição do samba. A festa em homenagem ao santo guerreiro vai contar com um show do Samba da Serrinha e a Velha-Guarda Show do Império Serrano.
O evento tem entrada grátis mediante a retirada do ingresso cortesia na plataforma Sympla. A classificação é livre.
Feijoada da Imperatriz e show do Belo
Em edição especial da Feijoada da Imperatriz, a escola de Ramos prepara uma grande festa para São Jorge com direito a show do cantor Belo. Além do pagodeiro, o evento contará com apresentações de todos os segmentos da verde, branco e ouro da Leopoldina, o grupo Pagode do Mestre Lolo e outras atrações.
A Quadra da Imperatriz fica na Rua Professor Lacé, 235, Ramos. Horário: 13h. Valores sob consulta no site. Classificação: 18 anos.
Pagode da Feira com Jorge Aragão
O Pagode da Feira promove um evento especial no feriado de São Jorge com show completo de Jorge Aragão, além da participação de Délcio Luiz. A festa terá ainda a tradicional feijoada do chef Thiago Castro, o Rei da Feijoada. O evento acontece no Armazém do Engenhão (Praça do Trem – Engenho de Dentro). Ingressos no site.
Feijoada do Casarão do Firmino
O Casarão do Firmino abre as portas para celebrar São Jorge com sua tradicional Feijoada do Casarão, a partir das 13h. Com entrada colaborativa (cada um paga o que puder), o evento oferece feijoada e chope liberados até as 14h30.
Abertura com o grupo Como Antigamente, seguido pelo show do cantor Allan Ylê e, para fechar, o Toninho Geraes. Nos intervalos, a DJ Nicolle Neumann garante a animação do público. O evento acontece na Rua da Relação, 19 – Lapa.
Renascença Clube
Já no Renascença Clube, os fãs de samba vão poder aproveitar a consagrada feijoada da casa. A programação começa no início da tarde, com o grupo Terreiro de Crioulo comandando a roda de samba. O Renascença Clube fica na Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí. Ingressos disponíveis no site Sympla.

Beco do Rato
O Beco do Rato vai comemorar o Dia de Ogum com shows de Marquinho Sathan e da Banda Beco do Rato. A festa começa ao meio-dia, com as apresentações previstas para as 15h. O Beco do Rato fica na Rua Joaquim Silva, 11- Centro. Ingressos disponíveis no site Sympla.
Al Farabi
Além da sua feijoada, o Al Farabi — bar, sebo e espaço cultural no Boulevard Olímpico também celebra São Jorge no dia 23 com a série de conversas “Encontros: escritores cariocas”, com curadoria e mediação do historiador Luiz Antonio Simas, lembrando também o Dia Mundial do Livro e o reconhecimento da Unesco que escolheu o Rio como Capital Mundial do Livro em 2025.
A conversa começa às 15h e terá como tema “São Jorge, os subúrbios e o jogo do bicho”, com participação dos escritores Felipe Magalhães e Marcelo Moutinho. O Al Farabi Bar e Sebo fica na Rua do Mercado, 34 – Entrada pelo Boulevard Olímpico.
Samba no Baródromo, Feijoada Branca do Bar da Frente e mais
E os amantes de um bom boteco também têm um cardápio vasto de opções. No Baródromo, vai ter feijoada com roda de samba ao som de Samba Enredo de Raiz, a partir das 12h, para celebrar o santo guerreiro. Na Rua Dona Zulmira, 41 – Maracanã.
Já no Bar da Frente, vai ter Feijoada Branca de São Jorge, nas unidades da Praça da Bandeira (R. Barão de Iguatemi, 388) e também em Copacabana (R. Alm. Gonçalves, 29 – Loja B).
Também na Praça da Bandeira, no Bar da Dida & Restaurante, a Feijoada de Carnes Nobres é destaque do cardápio afro-brasileiro. A casa é comandada pela chef Dida, referência na gastronomia negra carioca. Na Rua Barão de Iguatemi, 379.
Na Zona Norte, a Associação e Grupo Cultural de Capoeira Corda Bamba vai celebrar o aniversário de 61 anos de fundação e o dia de São Jorge com uma série de atividades. Café da manhã, rodas de capoeira, feijoada são algumas das atrações da programação desta quarta. As atividades do evento vão acontecer no Espaço Cultural Manduca da Praia no Largo da Penha e na Rua Paul Muller, 363, na Penha, a partir das 10h. O evento é gratuito.