O governador Cláudio Castro (PL) apagou, na manhã deste domingo (14), uma publicação no Instagram em que dizia estar “mesmo de férias, coordenando as secretarias” no enfrentamento aos efeitos das fortes chuvas que atingem o Rio de Janeiro. Ele permanece, com a família, em Orlando, nos Estados Unidos, desde a semana passada.
A publicação provocou muitas críticas e foi printada e distribuída nos grupos de mensagem antes de ser apagada. Castro manteve a postagem no X-Twitter, feita 11 horas antes.
“O cara entra de férias, logo no período mais crítico, que as grandes tragédias climáticas assolam o estado (sempre no período do verão). Só rindo. Já que está em contato com as secretarias, deveria voltar a trabalhar”, dizia um, entre dezenas de comentários negativos no Instagram.
As chuvas estão provocando sérios transtornos na cidade e no Estado do Rio desde a noite de sábado. Há desaparecidos em Ricardo de Albuquerque e Belford Roxo. A Avenida Brasil está interditada e o subsolo do Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, está alagado. O metrô funciona parcialmente na Linha 2, por conta do transbordamento do Rio Acari.
Além da capital, as cidades mais atingidas são Quatis, São Gonçalo, Friburgo, Paraty, Petrópolis, Nova Iguaçu e Duque de Caxias. Em Quatis já há muitos desabrigados.
O prefeito Eduardo Paes (PSD) estava nas ruas, de madrugada, acompanhando os trabalhos dos órgãos municipais. Também esteve no Centro de Operações Rio (COR), e usou suas redes sociais para alertas e informes à população.
O governador viajou com a família, na semana passada, para Orlando.
REFORMA AGRARIA JA! Terrenos e imoveis da União devem ser disponibilizados para o povo que merece uma reparação histórica!
Terrenos e imoveis da União devem ser disponibilizados para o povo que merece uma reparação histórica!