O mandarim, língua oficial da China, pode virar disciplina nas escolas da rede estadual do Rio, segundo a proposta aprovada nesta quarta-feira (13) pela Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). O projeto autoriza que a língua seja oferecida como opção de itinerário formativo, dependendo da estrutura das escolas, da disponibilidade de professores e do interesse dos alunos.
A ideia é que o ensino do mandarim também possa ser integrado a outras áreas do conhecimento. Para isso, o governo do estado poderá fechar parcerias com universidades, centros culturais e instituições internacionais para capacitar profissionais e desenvolver atividades pedagógicas.
O texto também prevê que a implementação respeite a valorização dos profissionais da educação, com formação continuada e critérios de qualificação previstos em lei.
Na justificativa do projeto, a autora, deputada Tia Ju (REP), afirma que a proposta acompanha o crescimento da influência da China nas relações comerciais, culturais e educacionais com o Brasil.
A medida agora segue para sanção ou veto do governador.


Trocou-se o Ingles pelo Mandarim. Escolhendo um lado em uma guerra não só comercial, mas também cultural. Liberdade pela ditadura e perda de Direitos.
Vai ser um futuro brilhante?
Não houve troca, mas inclusão de mais um idioma! Mais uma possibilidade! Muitas escolas caríssimas já ensinam também mandarim. Nos Estados Unidos se aprende mandarim.