Faltando menos de um mês para o carnaval 2025, o Sambódromo da Sapucaí ainda aguarda a regularização dos alvarás autorizando a realização dos desfiles, por parte do Corpo de Bombeiros do Rio. As apresentações do Grupo Especial acontecerão nos dias 2, 3 e 4 de março.
Em nota oficial, divulgada nesta sexta-feira (7), o Corpo de Bombeiros informou que o processo de emissão dos alvarás para a realização do Carnaval de 2025 ainda está em andamento.
“O Corpo de Bombeiros comunica que todos os trâmites necessários para a realização do Carnaval de 2025 na Sapucaí estão em processo de regularização junto ao CBMERJ”, afirmou o órgão.
O alvará é um documento emitido pelo Corpo de Bombeiros que atesta que um local ou evento está em conformidade com as normas de segurança contra incêndios e pânico.
Esse alvará é necessário para garantir que as instalações tenham medidas adequadas, como saídas de emergência, extintores e sinalização, para proteger as pessoas em caso de emergência.
Ensaios técnicos já acontecem na Sapucaí
Embora os desfiles aconteçam apenas em março, os ensaios técnicos das escolas de samba do Rio começaram no dia 25 de janeiro. Neste sábado (8), as escolas de samba Vila Isabel, Portela e Grande Rio se apresentarão na Sapucaí.
Nesse caso, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) destacou que os ensaios técnicos estão sendo realizados normalmente, com todos os alvarás e documentos necessários para o evento.
A entidade ressaltou ainda que mantém um diálogo constante com o Corpo de Bombeiros e outros órgãos públicos e que têm participado de reuniões frequentes com os responsáveis pelos camarotes e pelas escolas de samba, com o objetivo de oferecer orientações.
A Liga também informou que já deu entrada em toda a documentação necessária para os desfiles oficiais, e que o processo está tramitando normalmente.