O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta quarta-feira (24) que a “boa química” entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode ajudar a solucionar o tarifaço americano sobre produtos brasileiros. A declaração foi dada durante um evento na sede do BNDES, no Centro do Rio.
As informações são do portal G1.
No evento, Alckmin destacou que os presidentes se encontraram brevemente na abertura da Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira (23), e classificou o encontro como positivo. Segundo ele, dos dez produtos que o Brasil mais importa dos EUA, oito não sofrem tarifas, e a tarifa média de entrada no país é de 2,7%.
“Houve uma boa química entre os presidentes, que vai nos ajudar a encontrar a melhor solução para um ‘tarifaço’ que não se justifica. Dos dez produtos que mais compramos dos Estados Unidos, em oito a tarifa é zero, e a média de entrada no Brasil é de 2,7%. Vamos trabalhar para encontrar uma solução adequada para este problema”, afirmou.
O presidente em exercício acrescentou que há espaço para diálogo não apenas sobre tarifas, mas também sobre investimentos. Alckmin ressaltou a longa amizade entre Brasil e Estados Unidos, lembrando que a relação entre os dois países já dura 201 anos.