A transformação do mercado de trabalho com o impacto da inteligência artificial já é realidade. Só em 2025, a contratação de recém-formados em tecnologia caiu 50%, enquanto a taxa de desemprego entre esses profissionais chegou a 6,1% em maio. A Meta, por exemplo, reduziu em 5% sua força de trabalho. Já a Microsoft desligou 15 mil funcionários.
Quem apresenta os dados é o especialista em tecnologia e inteligência artificial Filipe Litaiff, PhD em Administração pela COPPEAD/UFRJ e professor do IFRJ, um dos palestrantes convidados do TEDxYouth Rio, que acontece nesta sexta-feira (29), na The British School, na Barra da Tijuca. No palco, Litaiff apresentará a palestra “Além do hype da IA: a geração que vai decidir o futuro do trabalho”, convidando o público a refletir sobre como as novas tecnologias estão redefinindo profissões e exigindo novas habilidades.
A tendência é de aceleração: segundo o Future of Jobs Report 2025, do Fórum Econômico Mundial — que ouviu mil companhias responsáveis por mais de 14 milhões de trabalhadores em 55 países — até 2030 metade dos empregadores deve reorientar seus negócios em resposta à IA. O levantamento aponta ainda que 40% das organizações planejam reduzir postos de trabalho em áreas automatizáveis, enquanto dois terços pretendem contratar profissionais com competências específicas em inteligência artificial.
Voltado para jovens, O TEDxYouth segue o formato mundial dos eventos TEDx, com falas curtas e inspiradoras que estimulam interação e troca de experiências, sempre com o objetivo de dar protagonismo às novas gerações e mobilizar sua comunidade para pensar e agir sobre os grandes desafios do futuro.