Maior campeã da história do carnaval, conhecida pelos sambas inesquecíveis, mas também por disputas internas centenárias, a Portela viveu um dia histórico neste domingo com a união de seus quatro presidentes vivos na Rota do Samba, projeto criado pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, com a curadoria de Marquinhos de Oswaldo Cruz. Portelense, claro.
Serginho Procópio, Luis Carlos Magalhães, Fabio Pavão e o recém-eleito Junior Escafura percorreram os dez pontos selecionados por Marquinhos e Freixo, que apesar de mangueirense é professor de História.
Na Rota do Samba da Portela, a inspiração para o Zé Carioca
A turma passou pela casa de Candeia, da Tia Doca e até pelo Bar do Nozinho, local do incrível encontro de Paulo da Portela com ninguém menos que Walt Disney, que tirou dali a inspiração para criar o personagem Zé Carioca.
No encerramento do roteiro, já na quadra da Rua Clara Nunes, Escafura prometeu incorporar o projeto ao calendário da escola, já a partir do próximo sábado, quando acontecerá a primeira Feijoada da Família Portelense da sua gestão.