Jovens de 11 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social poderão ser selecionados para receber tratamento odontológico gratuito no Rio. A oportunidade será oferecida pela Turma do Bem, rede com 18 mil dentistas voluntário, durante a Megatriagem Odontológica, que acontece no dia 15 de maio de 2025, na Catedral Metropolitana, no Centro.
Durante o evento, os participantes passarão por uma avaliação feita por dentistas voluntários — um exame visual, não invasivo. Se selecionados, terão acesso a tratamento gratuito até completarem 18 anos.
Todos os jovens vão receber um kit de higiene bucal no dia da triagem.
Ação nacional
A ação faz parte de uma mobilização nacional: a Megatriagem será realizada simultaneamente em 148 cidades brasileiras. No Estado do Rio, haverá triagem também em Duque de Caxias. A expectativa é encaminhar mais de 5 mil jovens em todo o país para tratamento odontológico.
“Não ter acesso a cuidados em saúde bucal só por não poder pagar ainda é uma realidade para milhões de brasileiros, que nós nos comprometemos a mudar. Quando fazemos isso, estamos olhando para a mudança que podemos ser na vida desses jovens”, afirma o dentista Fábio Bibancos, fundador e presidente voluntário da Turma do Bem.
Além da triagem para adolescentes, algumas cidades participantes também contarão com atividades voltadas ao público infantil de 5 a 10 anos, por meio do programa “Sorriso saudável, futuro brilhante”, da Colgate, parceira da Turma do Bem desde 2021.
Dados do Rio
Ao longo dos últimos anos, cerca de 10 mil crianças e adolescentes foram atendidas no Rio de Janeiro pela Turma do Bem. Ao todo, o estado tem 1.649 dentistas voluntários cadastrados.
Turma do Bem
Trata-se de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo, contando com mais de 18 mil dentistas voluntários, que atuam em 12 países.
Oferece atendimento odontológico gratuito à população de baixa renda em condição de vulnerabilidade social e com graves problemas bucais, focando em dois públicos principais: jovens de 11 a 17 anos e mulheres vítimas de violência de gênero que tiveram a dentição afetada.
Em 23 anos, impactou mais de 89 mil jovens e 1100 mulheres.
Para participar
Ter entre 11 e 17 anos; estar acompanhado de um responsável; levar a identidade e um comprovante de residência.
Data: 15 de maio de 2025
Horário: 9h às 15h.
Local: Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, Avenida República do Chile, 245 – Centro.
Em Duque de Caxias
Data: 15 de maio de 2025
Horário: 9 às 16h.
Local: Instituto Zeca Pagodinho. Rua Carlos Mateus, 54 – Xerém.
A lista completa dos locais e horários da Megatriagem nas demais cidades do estado pode ser consultada em: megatriagem.tdb.org.br