O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), quer assumir o trecho da capital da área de concessão da SuperVia, que opera os trens metropolitanos. O alcaide divulgou, nesta sexta-feira (11), que fez a proposta ao secretário estadual de Transportes, Washington Reis (MDB), como contrapartida para fomentar recursos para a expansão do metrô.
De acordo com Paes, a prefeitura está à disposição para liberar potencial construtivo que ajude a viabilizar o início das obras do sistema metroviário para atender à Zona Norte, Jacarepaguá e o Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. Além disso, o prefeito propôs que o estado promova imediatamente a integração do Riocard com o sistema Jaé.
“Queremos fazer com a SuperVia a mesma recuperação que fizemos com o BRT. São muitos anos de maus-tratos ao povo carioca com o péssimo serviço de trens que temos por aqui. Tenho certeza de que essa parceria dará muitos frutos”, afirmou Eduardo Paes.
SuperVia comemora recorde de passageiros
A SuperVia registrou, na última quarta-feira (09), o recorde de passageiros diários neste ano: mais de 355 mil, superando a marca do dia anterior (08), de 348 mil. A concessionária, que deixa de operar os trens urbanos do Rio em breve, divulgou os números em tom de celebração, observando o aumento na curva de clientes diários desde o ano passado, quando saltou da média de 270 mil para mais de 320 mil.
Mesmo celebrando os números positivos, a SuperVia se prepara para deixar a operação dos trens urbanos da capital e da Região Metropolitana, tão logo o longo processo de transição, iniciado no final do ano passado, chegar ao fim. Ou seja, a operação deixará de estar sob o guarda-chuva da SuperVia, e passará para uma nova concessionária.
Segundo o acordo entre a empresa e o governo do estado, em um período de 6 a 9 meses, o serviço será transferido para a nova operadora — que ainda não se sabe qual é. A Supervia, por sua vez, enfrenta um processo de recuperação judicial.
O prefeito não dá conta dos ônibus sucateados e com serviço de péssima qualidade, quer assumir a Supervia? Seria muito bom, se ele cuidasse da cidade, que está um caos, entre lixões, má conservação e situada por viciados.
Já está difícil de cuidar do sistema rodoviário, imagine se pegar o ferroviário mas como ele quer ser Governador ano que vem, começou a campanha política né Dudu!
A velha malandragem de Paes de olho nas eleições pra Governador…
Guarda Municipal armada… assumir trens no Rio… começar obras do metrô…
Não dá pra negar… o cara tem visão…
Huaahuahuahua
Se ele conseguir realmente transformar a frota de ônibus comuns no mesmo padrão do brt, ficará muito bom e o credenciará para assumir o trecho dos trens na capital.
No Rio é assim :
Ônibus =consórcios = veículos do empresário
Brt = concessionária = veículos da prefeitura.
Não é defendendo o governo nenhum, mas a dificuldade está nisso. O trem entraria no mesmo sistema do brt porque os mesmos pertencem ao governo e não a um empresário.
Não votei nesse incompetente que não é capaz de impedir a favelização do viaduto da mangueira tomado por barracos e lojas irregulares,se cuidasse dos ônibus municipais já estava fazendo o de sua responsabilidade
Ele já está em campanha pra governador, ou será Presidente.
A propaganda dos parques fala que ideia pode se espalhar por todo o país RS…
Já que o prefeito diz que tem recursos financeiros para ajudar na construção do metrô, porque ele não organiza esses recursos e melhora as condições dos ônibus da zona oeste e norte qye estão em péssimas condições de uso.
Tenho 75 anos e estou com um pedido solicitando cartão Jae para idoso desde 12/2024 e até agora só informam que esta em produção já fiz vários e-mails para falacomigo@jae.com.br e até hoje não tive resposta. Sr. prefeito resolva as pendências para depois buscar novos desafios.
metrô Barra Recreio
Boa tarde. O foco sobre o metro e evidente o mesmo deveria acontecer com os trens urbanos, sucateados, abandonados e destruídos por criaturas que se denominam gente, os trens não tem condições de sofrer uma manutenção seria e as plataformas também estão carentes de fiscalização séria que possa tentar minimizar a destruição das composições e todo o sistema necessário para circulação dos mesmos, já que as câmeras não surtem efeitos deveria haver fiscalização por pessoas capacitadas para apreensão e dependendo da situação prisão dos meliantes que destroem as composições, adquirir novas composições que tenham lugares para que os trabalhadores possam se sentar e não ir e voltar de pé e/ou se degladiar uns com os outros por um assento, ou invadir a plataforma de prioridades agredindo os que ali tem direito de estar por conta de suas prioridades, em suma , a muito que fazer por um transporte que centenas de milhares de trabalhadores que precisam trabalhar mas tbem ter seus direitos respeitados.
Ônibus na Cidade do Rio a responsabilidade do Consórcio Rio Ônibus com fiscalização da Prefeitura….o BRT saiu da responsabilidade das empresas de ônibus e melhorou 1000 %
Só vendo pra crer. Infelizmente, há uma divergência política entre o governador Claudio Castro e o prefeito Eduardo Paes. Torço para dá certo, à bem da população.
Parabéns ao prefeito ele e um grande gesto vai dá certo
Então o ramal de Japeri, Duque de Caxias e Belford Roxo, estariam de fora. Ele vai ficar com o ramal de Deodoro e Santa Cruz. Conclusão teriam duas empresas administrando o sistema ferroviária.
O recorde de passageiros foi porque a Aguas do Rio derrubou o muro do Metrô.
O transporte público em toda a região metropolitana deveria ter integração total de tarifas e modais para funcionar bem… essa administração toda repartida é péssimo para isso…
Que Deus te abençoe Eduardo Pães vc representou , ajudou e foi muito construindo o terminal curral falso aqui no Cesarão e colocando ônibus alimentadores, Sepetiba te agradece vc é o único que está resolvendo o problema do transporte público , parabéns!!!
Eu espero que a prefeitura do Rio venha der uma certa participação na concessão (ou seja tomará que a malha ferroviária do rio fique de boa com muita qualidade no transporte dos usuários e mantenha a tarifa social
Metrô se expandindo para o zona oeste? Não tem sentindo! A expansão racional seria para Nova Iguaçu na baixada com o trecho partindo da estação Pavuna claro! Seria uma obra muito disparadamente menos custosa só com o acentamentos dos trilhos e umas três estações,metrô de superfície.
Hahahaahha, ruas esburacadas, violência urbana nas alturas, moradores de rua a dar com pau (roubam tudo, destroem tudo, tacam fogo em cobre em qualquer lugar, avenida Brasil cheia de cracudos) e esse Sr querendo assumir ” A PARTE DA CAPITAL “, E A BAIXADA, quem vai administrar, continuará sucateada, como as pessoas vão ter um serviço de qualidade na capital e outro de pior qualidade na baixada ??? SUJEITO SEM-NOÇÃO.
A supervisão comemorando mais de 355 mil passageiros e os passageiros não estão comemorando nenhuma só melhoria, só aumento de tarifa ! O que a gente precisa é que o que tem funcione e que a gente não precise ter medo de ser assaltada em algumas estações,segurança do trem é quase zero.
Deveria instaurar um monotrilho da barra a zona oeste , ou colocar o metro até a zona oeste ,aí sim
Metro pra Gávea , não tem passageiro pra isso