O último sábado (22) foi de desfile de fantasias de cães e gatos, no Centro de Proteção Animal da Prefeitura do Rio: o ‘Carna Au Au’ da Fazenda Modelo. A iniciativa divertida também promoveu a adoção. A Fazenda Modelo abriga em torno de 900 animais. Ao todo, são 400 cães e 500 gatos esperando um novo lar.
Mas antes, a turminha foi se refrescar do calorão no banho, com os voluntários, assessorados por auxiliares veterinários da Fazenda.
“O objetivo do desfile e do banhão foi incentivar as adoções. O abrigo está cheio e, para que possamos receber outros animais, é necessário que os abrigados ganhem um lar. Adotar animais é um ato de amor”, disse o secretário municipal de Proteção e Defesa dos Animais, Luiz Ramos Filho.
E teve adoção!
O evento foi um sucesso. Doze animais – cinco gatos e sete cães – ganharam um lar. Vestidos de Mario Bross e Luigi, os irmãos Theo e Leo, dois filhotes mestiços com Basset, terão uma família para chamar de sua. Vão para casa, onde receberão cuidados especiais e amor.
“Procuramos fazer o melhor possível. Mas abrigo não é bom para ninguém, nem para gente nem para bicho. O abandono de animais vem crescendo muito. A adoção tem que ser responsável. Não se pode adotar um animal e depois jogá-lo na rua. Maltratar e descartar animais é crime, com pena de prisão entre dois e cinco anos”, diz Luiz Ramos Filho.