Parece que, para o prefeito Eduardo Paes (PSD), a máxima “não se mexe em time que está ganhando” também se aplica na gestão municipal. Como parte do seu ‘Big Day’, Paes anunciou nesta tarde (9) que Renan Ferreirinha (PSD) continuará à frente da Secretaria de Educação em seu quarto mandato.
“Não confundam o Renan Ferreirinha com uma das crianças da foto, até pq ele vai continuar sendo responsável pela educação dos carioquinhas nos próximos 4 anos. O campeão do IDEB fica! E dessa vez ele já passou dos 30 anos!”, disse o prefeito nas redes sociais.
Mas a recondução de Ferreirinha não vem sem desafios.
Aos 31 anos, o jovem secretário, que liderou a pasta nos últimos quatro anos, terá a tarefa de manter os avanços conquistados, como o desempenho no IDEB, enquanto enfrenta questões históricas da rede pública de ensino.
O último semestre foi marcado pela tensão entre a Prefeitura e os servidores da educação, que chegaram a protagonizar uma greve dos servidores da educação em oposição ao Projeto de Lei Complementar 186/2024, que mudou — entre outras coisas — a carga horária dos professores, além de alterar direitos como férias e licenças.
Além disso, a greve escancarou o descontentamento com a gestão. Professores encerraram a paralisação, mas seguem em estado de alerta. Durante as negociações, a categoria afirmou que as mudanças propostas no estatuto “desvalorizam os profissionais efetivos e ampliam a precarização dos temporários.”