A exposição “Imigração Alemã no Rio de Janeiro” será inaugurada no próximo sábado (9), às 10h, no Museu da Imigração da Ilha das Flores, celebrando os 200 anos da imigração alemã no Brasil. Organizada pelo Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores, vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a exposição tem como objetivo destacar a presença e a construção histórica da comunidade alemã ao longo dos dois séculos no estado do Rio de Janeiro.
Composta por cinco módulos, a exposição contará com banners ilustrativos, trazendo vasto material documental, textual e iconográfico, para narrar a chegada e a integração dos imigrantes alemães em diversas localidades fluminenses. Além de oferecer um rico panorama sobre a imigração, a mostra também faz uma reflexão sobre os desafios e vicissitudes desses grupos na reconstrução de suas vidas e identidades, em território fluminense.
Após a abertura da exposição, a visitação ficará aberta ao público entre os dias 9 e 10 de novembro, das 9h às 17h, com entrada gratuita. O Museu da Imigração da Ilha das Flores fica na Base de Fuzileiros Navais da Ilha das Flores, na Avenida Paiva, s/n – Neves, São Gonçalo/RJ.