Leniel Borel, pai do menino Henry, lançará nesta segunda-feira (19) sua campanha para vereador do Rio de Janeiro. Caso eleito, ele ocupará uma cadeira na Câmara Municipal, justamente onde trabalhava o ex-vereador Dr. Jairinho, acusado pela morte de Henry.
O evento acontecerá em um hotel na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. Concorrendo pelo PP, Leniel, em suas palavras, “transformou o luto em luta” e afirma que sua principal bandeira de canpanha será a defesa dos direitos das crianças.
“As nossas crianças e adolescentes precisam ser representadas. Eu aceitei o meu propósito e não vou parar”, afirma o agora político.
Em março de 2021, Henry Borel foi morto com sinais de tortura no apartamento de Jairinho, na Barra da Tijuca. Ele e a mãe do menino, Monique Medeiros, foram presos em abril no mesmo ano.
Busca por justiça
Leniel não é o primeiro a se lançar na política após a perda trágica de um filho. No final dos anos 1980, a vereadora Regina Gordilho foi eleita após seu filho, o estudante de Educação Física e professor de natação Marcellus Ribas Gordilho, de 24 anos, ser morto por policiais militares na Cidade de Deus.
Ela foi a primeira mulher a presidir a Câmara de Vereadores carioca, no biênio de 1989/1990. Em 1990, elegeu-se deputada federal pelo Rio de Janeiro. Na sessão da Câmara dos Deputados de 29 de setembro de 1992, votou a favor da abertura do processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Melo.
Vou votar nele. Pessoas assim que vem de sofrimentos profundos não se corrompem facilmente! Tem uma gana de justiça incomum! É o que espero! Que ele inspire Justiça e expire atitudes de proteção para crianças e jovens. Que seja um fiscal dos governantes, cobre trabalho e crie novos caminhos para a proteção dos pequenos!
Eu moro em são gonçalo, portanto meu colégio eleitoral é é na minha cidade: são gonçalo, mas, se ei votasse no ride Janeiro, o meu votaria deve: leniel Borel.
Eu e toda noção brasileira, e várias outras nações sofrerom com a morte trágica do seu filho Henri.
Que ele faça uma lei dura,pra que os assassinos do seu filho apodreça na cadeia.
Sr vereador: leniel torço por você, que você ganhemos faça juízo na camara de vereadores.
Eu vou acompanhar sua vida política.
Muito boa sorte!