O pré-candidato a prefeito de Niterói pelo PDT, Rodrigo Neves, confirmou, na noite deste domingo (9), que sua vice será mesmo a velejadora Isabel Swan, do PV. A atleta é afilhada política do prefeito da cidade, Axel Grael.
Neves fez o anúncio ao lado do presidente estadual do União, Rodrigo Bacellar, e do atual vice-prefeito, Paulo Bagueira (União Brasil) — que pretendia continuar no cargo, mas abriu mão da disputa em favor de Isabel. Em troca, Neves vai apoiar, em 2026, a candidatura de Bagueira a deputado federal.
Bacellar abençoou o acordo.
A vaga de vice na chapa de Neves era uma das mais disputadas do Rio. Estiveram no páreo o subsecretário estadual de Energia e Economia do Mar, Felipe Peixoto (PSD); o reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF); Antonio Claudio Lucas da Nóbrega (PV); e o secretário de Assuntos Parlamentares e Federativos do Ministério da Saúde, Chico D’Angelo (PDT).
Como as pesquisas indicavam como ideal que Neves tivesse uma mulher como vice, também estava forte o nome de Juliana Benício, ex-partido Novo e recentemente filiada ao Cidadania. Juliana é afilhada política do ex-deputado Comte Bittencourt — que foi vice-prefeito de Niterói em duas ocasiões.
Medalhista olímpica
Isabel disputou duas edições dos Jogos Olímpicos, e, ao lado de Fernanda Oliveira, conquistou a primeira medalha feminina da vela brasileira em Pequim 2008.
Foi quatro vezes campeã brasileira na Classe 470 e bicampeã brasileira da Classe Tornado na série B em 1998 e 1999.