Ipanema sempre foi a capital do charme e das novidades do Rio. Mas desde 2022, lojas, bares e restaurantes da região da Praça Nossa Senhora da Paz dobrararam a aposta. As ruas Maria Quitéria, Barão da Torre e Visconde de Pirajá ganharam novos ares, com collabs de moda e revisitados conceitos na gastronomia, que se uniram às marcas mais tradicionais do Rio em decoração e arte.
Da cozinha asiática ao estilo contemporâneo, não faltam pratos novos no coração de Ipanema. Um dos símbolos da nova fase é o V7, inaugurado no início deste ano. Irmão mais novo do tradicional ViaSete, que completa 20 anos em 2024, o V7 é o paraíso das refeições rápidas e saudáveis, numa proposta de “fast casual”. Une hospitalidade e uma gastronomia mais elaborada (com cativantes ares despretensiosos) em qualquer momento do dia.
“Sonhava ter uma casa com um espaço para todos os dias e horas, para almoço, café da manhã, brunch, lanche da tarde e “after beach” (depois da praia). O conceito acompanha o espírito desse trecho da Maria Quitéria: uma área renovada, em alta, que reflete a identidade vibrante e cosmopolita do bairro”, explica o proprietário Ricardo Stern.
Já a loja colaborativa multimarcas Opinião: Hub e Collab tem roupas, acessórios e objetos para casa assinados por 27 grifes de norte a sul do país — bem no estilo universalista mundano dos tempos atuais. Localizado na esquina da Visconde de Pirajá com Maria Quitéria, ocupou um imóvel comercial que passou anos fechado após sediar um banco. Agora tem até espaço para palestras e pocket desfiles.
“Não tenho dúvidas que a gente trouxe de novo o brilhantismo que existiu na década dos anos 80, quando este quadrilátero ditava o movimento de Ipanema”, opina Juliana Erthal Chor, empresária que idealizou a loja focada em moda autoral brasileira. “Quando abrimos, em 2022, as pessoas agradeceram pela luminosidade, por fomentar o comércio. Hoje, o cenário é diferente. Elas querem viver o que está acontecendo, querem participar”, completa Juliana.
E a retomada desse brilhantismo atraiu o Grupo Rosset, um dos maiores do setor têxtil da América Latina. Ano passado, o empresário paulista Benny Rosset abriu três lojas entre as ruas Visconde de Pirajá e Prudente de Moraes: a Cia. Marítima, de biquínis; Valisere, de peças íntimas; e Body for Sure, de roupas de ginástica.
Quem também decidiu apostar na região foi a Mundo do Enxoval, referência do segmento de luxo de cama, mesa e banho. Com nove endereços em São Paulo, a rede montou uma loja conceito num imóvel de quatro andares na Aníbal de Mendonça. São 800 metros quadrados com cerca de cinco mil itens, na maior unidade da marca.
A dois quarteirões dali, a icônica e tradicionalíssima Hering se instalou em 435 m² da Rua Visconde Pirajá, em outubro do ano passado. A mega loja é parte do projeto Bossa, que reforça a brasilidade através de símbolos culturais do país como a pedra portuguesa da calçada e a iluminação que remete à luz diurna — que tem tudo a ver com a comunicação solar da marca e do bairro.
Em crescimento no Rio, a Dengo, grife de chocolate fundada em 2017 em São Paulo, decidiu ir além dos shoppings e escolheu o entorno da Praça Nossa Senhora da Paz para abrir sua primeira loja de rua. Em cem metros quadrados na Garcia d’Ávila ficam os doces esculpidos pela chocolatière Luciana Lobo. Com conceito “mais cacau e menos açúcar”, os chocolates priorizam os ingredientes nacionais, sem adição de açúcar, químicos, gordura hidrogenada ou conservantes.
Naturais, charmosos e atualíssimos — como a Ipanema que os recebeu de braços abertos.
Nossa maior rede de televisão tem compromisso zero com a verdade, com a qualidade total.