O município do Rio entrou no nível 3 de calor a partir das 11h desta terça-feira (3). O alerta foi emitido pelo Centro de Operações e Resiliência (COR) e ocorre quando há registro de índices de calor elevados, entre 36°C e 40°C, com previsão de permanência ou aumento por ao menos três dias consecutivos.
Segundo o Alerta Rio, nesta terça-feira as condições atmosféricas na cidade são influenciadas pelo calor e pela umidade em diferentes níveis da atmosfera. A previsão indica temperatura máxima de 34°C e índice de calor mediano entre 36°C e 40°C por cerca de cinco horas.
O calor 3 antecede os dois níveis considerados mais críticos do protocolo. Por isso, a prefeitura reforça a importância de seguir as orientações de saúde. Novas atualizações serão divulgadas nos canais oficiais da Secretaria Municipal de Saúde e do COR.
Recomendações da prefeitura para o calor no Rio:
- Aumentar a ingestão de água ou sucos de frutas naturais, sem adição de açúcar, mesmo sem sentir sede;
- Consumir alimentos leves, como frutas e saladas;
- Utilizar roupas leves e frescas;
- Evitar bebidas alcoólicas e com alto teor de açúcar;
- Evitar a exposição direta ao sol, especialmente entre 10h e 16h;
- Acompanhar os níveis de calor por meio das redes sociais e sites do Centro de Operações Rio e da Secretaria Municipal de Saúde;
- Usar protetor solar, já que a exposição ao sol sem proteção pode causar vermelhidão, sensibilidade e bolhas na pele;
- Proteger crianças com chapéus de abas largas;
- Procurar uma unidade municipal de saúde em caso de mal-estar, tontura ou outros sintomas relacionados ao estresse térmico.

