O ex-policial militar e ex-vereador Gabriel Monteiro, que cumpre medidas restritivas por acusação de estupro, voltou a entrar na mira do Ministério Público do Rio (MPRJ) por conta de postagens nas redes sociais. Dessa vez, o motivo é um vídeo em que ele aparece junto da PM em uma operação contra um bingo clandestino em Parada de Lucas, na Zona Norte.
A Promotoria de Justiça do MP pediu que a Corregedoria da Polícia Militar apure a participação de Gabriel Monteiro na ação. No vídeo, o ex-vereador aparece atuando ao lado dos agentes, arrombando a entrada do espaço clandestino e levando material apreendido para a viatura.
Junto da Auditoria de Justiça Militar, a Promotoria pediu que seja instaurado um procedimento interno para identificar se o ex-vereador estaria cometendo usurpação de função pública durante a atuação na operação.
PM afirma que ex-vereador apenas comunicou denúncias
Em resposta, a Polícia Militar disse que Monteiro foi o denunciante da ação. Segundo a corporação, ele repassou denúncias recebidas para os agentes e já estava no local da apreensão quando os policiais chegaram.
A ação contra o bingo teve a apreensão de 139 máquinas caça-níquel, 46 pacotes de cartelas de bingo, 10 máquinas de cartão, um notebook e R$ 18 mil em espécie. Na ocasião, duas pessoas foram encaminhadas à 38ª DP (Brás de Pina) para prestar esclarecimentos.
Justiça determinou remoção de vídeos de Gabriel Monteiro no Degase
Na última semana, um outro pedido do MP envolvendo vídeos postados por Gabriel Monteiro nas redes foi atendido pela Justiça do Rio. A Vara de Execuções de Medidas Socioeducativas determinou a remoção de vídeos gravados pelo ex-vereador em uma unidade do Degase das redes sociais e proibiu que novas gravações feitas no local com adolescentes internados sejam publicadas sem autorização judicial.
A decisão judicial atende a uma ação do MP contra Monteiro e o diretor-geral do Degase, Victor Hugo Poubel. Segundo o órgão, o conteúdo poderia expor de forma indevida os menores internados e, com isso, colocar em risco a integridade física e psíquica dos adolescentes.

