O supermercado Zona Sul vai inaugurar em fevereiro uma nova unidade no Catete, instalada em um casarão de 1875 na Rua do Catete, imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O projeto prevê a preservação da fachada e de elementos arquitetônicos originais, além da adaptação do espaço para uso comercial com foco em gastronomia.
Com cerca de 4 mil metros quadrados, o prédio passa atualmente por um processo de restauração. No fim do século XIX, o imóvel abrigou o Hotel Carson’s, considerado elegante à época, e, mais tarde, sediou a tradicional loja A Renascença.
Segundo o projeto, além da manutenção das características históricas, um antigo bebedouro de cavalos será incorporado à área interna da unidade. A proposta do Zona Sul é transformar o espaço em um local de permanência, reunindo diferentes operações gastronômicas.
A nova unidade terá restaurante, pizzaria, sushi bar, Estação de Café, Bar do Rio e o Mozzarella Lab, espaço onde a produção de mozzarela fresca será feita ao vivo.
Outro destaque é a integração entre consumo e memória urbana. O público terá acesso a áudios que contam a história do casarão e da região do Catete, narrados pelo jornalista e historiador Thiago Gomide.
As informações são do Diário do Rio.

