A Fundação Rio-Águas marcou, para o dia 23 de janeiro, a licitação das obras de controle de inundações e requalificação ambiental e urbanística do Jardim Maravilha, em Guaratiba, na Zona Oeste. De acordo com a publicação do Diário Oficial de 8 de dezembro, o valor estimado é de R$ 288 milhões.
No fim de novembro, o próprio prefeito Eduardo Paes (PSD) postou um vídeo nas redes sociais anunciando o projeto, que conta com recursos do governo federal, por meio do Novo PAC. Paes lembrou que o loteamento foi erguido numa área pantanosa, de baixa altitude, naturalmente sujeita a inundações — que se repetem a cada chuva mais forte. Serão construídos um dique e três grandes reservatórios de água para impedir os alagamentos.
Jardim Maravilha terá um dique com a capacidade equivalente a 13 piscinões da Praça da Bandeira
O dique, com mais de três quilômetros de extensão, terá tecnologia holandesa. Além disso, a região vai ganhar três grandes reservatórios com capacidade para armazenar 231 milhões de litros de água.
“Isso equivale, gente, a 13 piscinões da Praça da Bandeira”, disse o prefeito, no vídeo de novembro.
Para completar o sistema, também serão construídos dois quilômetros de canais e dez mil metros de microdrenagem. O loteamento será rebatizado de Parque Jardim Maravilha e urbanizado, com 390 mil metros quadrados de pavimentação, 20 quilômetros de esgotamento sanitário e, claro, a criação de áreas de lazer.
“O Parque Jardim Maravilha vai ter uma transformação definitiva e vai levar dignidade e qualidade de vida para dezenas de milhares de famílias cariocas que vivem na região. Bora nessa!”, festejou Paes.
COM FÁBIO MARTINS



Ocupação irregular que foi legalizada e agora todo contribuinte paga e o bonitao Dudu fica bem na ” fita” …o bem feitos da ilegalidade
Eduardo paes tem que ser presidente do Brasil… E único que faz para população.
Catete, Lapa, São Cristóvão, Botafogo, Jardim Botânico…lugares turísticos, que geram bastante arrecadação para a Cidade, mas que não possuem drenagem adequada e alagam absurdamente
Enquanto isso a lapa alaga há décadas, parando todo o trânsito do centro quando chove um pouco mais forte e nem por isso o prefeito Eduardo Paes faz algo, mesmo após vários mandatos!
Sr. Prefeito , essa obra e de grande importância para os moradores de jardim maravilha, quantas pessoas perderam seus pertences, móveis , eletro domésticos , foram 4 enchentes , os moradores sofrem, isso contribui com com o mental e o psicológico das pessoas fora doenças de pele , leptospirose, e doença intestinal. Eu já sofri por 4 vezes nessas enchentes. Av .campo mourão e a mais sofrida, lógico os arredores tbm. Essa obra vai trazer ânimos as pessoas .
Essa licitação aconteceu? Não vi notícias sobre. Eles vão ficar só no anúncio de grandes obras pra na verdade não agirem? O Jardim Maravilha pede socorro em meio às chuvas (que não são fortes, mas constantes) que alagam a parte mais precária do bairro SEMPRE. Ficar ilhado dentro de casa sem poder sair ou até mesmo perder seus móveis em toda enchente que houver é inadmissível! O bairro precisa urgentemente dessa obra que foi prometida. Pretendem começar quando? As eleições estão aí, não há hora melhor para começar e melhorar a imagem do Eduardo Paes pra ele ter a chance de ganhar como Governador do Estado, que ele tanto quer.
O Jardim Maravilha clama por ajuda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!