Já é normal: a feira de pequenos produtores do Prosa na Cozinha (@prosanacozinha), organizada regularmente pela chef Manu Zappa em sua escola de culinária afetiva no Horto, sempre teve um DNA bastante feminino. E feminista, quando necessário. Não por acaso, a próxima edição da feira, nesta semana do Dia Internacional da Mulher, vai ter ainda mais.
Para celebrar a data, as atrações gastronômicas da feira que ocorre sábado e domingo, dias 9 e 10 de março, serão quase 100% muliebres. E com uma atração extra, também dedicada à data: duas rodas de conversas com mulheres consagradas, em diferentes áreas da economia criativa carioca. Entre as participantes estarão a atriz Maria Ribeiro, a escritora e roteirista Manuela Dias, a chef Katia Barbosa, a jornalista Bianca Ramoneda e a escritora Andrea Pachá, entre outras.
As rodas, idealizadas por Manu Zappa e pela atriz e pesquisadora Fernanda Nobre, terão a mediação da jornalista Regina Zappa e acontecerão no interior do Prosa na Cozinha, sempre trazendo temas ligados aos desafios da mulher no mundo contemporâneo: a mulher na sociedade, o corpo feminino, a estrutura arraigada do patriarcado, o controle dos desejos e outros temas de especial atenção a todas as pessoas que se identificam com o gênero feminino atualmente.
“As mulheres estão fazendo suas escolhas e seguindo seus desejos ou seguem cumprindo de forma inconsciente as expectativas impostas por uma sociedade que exige submissão e abre pouco espaço para a transformação?”, provoca Manu. “Esse é só um dos assuntos que a gente pretende debater nesse fim de semana. O cardápio é enorme. Assim como o dos pratos e produtos gastronônicos da feira do Prosa”, complementa a chef e organizadora do evento.
Na feira gastronômica – que acontece do lado de fora da escola, na acolhedora rua Alberto Ribeiro – barraquinhas vendendo pães especiais, geleias e massas artesanais, a melhor farofa que eu já comi na vida – a Dona Farofa -, castanhas, vinhos naturais, acarajés gourmets, quiches, tortas e muito mais, estarão à disposição do público durante todo o dia, no sábado e no domingo. Dentro da casa, na cozinha da escola, as chefs Adriana Veloso, do premiado bar de comida paraense Pescados na Brasa, e Mariana Rezende, dona do ainda mais laureado Bar da Frente, alternam-se na produção in loco de pratos pinçados de seus cardápios. Adriana pilota panelas e caçarolas no sábado. Mariana, no domingo. Stands de produtores de vinho natural, como os da gaúcha Vinha Unna, estarão lá pra virar a cabeça de quem nunca provou esse tipo de vinho, produzido do cultivo ao arrolhamento sem auxílio de praticamente nenhum beneficiamento químico.
A feira começa às 14hs e vai até 22h no sábado, e até 20h no domingo. As rodas de conversa ocorrem às 16h, nos dois dias. Confira a programação completa, e os temas em debate:
SÁBADO, DIA 9, ÀS 16H:
A Beleza que Aprisiona / A Mulher nas Artes / A Mulher no Jornalismo
Maria Ribeiro, atriz
Marina Caruso, jornalista, editora da revista “Ela”, do jornal O Globo
Katiucha Watuze, comunicóloga, palestrante e co-fundadora do Pretaria.Org
Larissa Bracher, atriz
Fernanda Nobre, atriz
DOMINGO, DIA 10, ÀS 16H:
A Mulher e o Tempo / O Tempo da Mulher na Maternidade / Mercado de Trabalho e Envelhecimento
Tainá de Paula, arquiteta e urbanista
Katia Barbosa, chef
Andrea Pachá, escritora e desembargadora
Bianca Ramoneda, jornalista e escritora
Manuela Dias, autora de dramaturgia na TV Globo
Fernanda Nobre, atriz
E veja quem vai participar da feira:
@prosanacozinha
@castanhadafamilia
@soudonafarofa
@bardafrente
@cloesaint
@restauranteafrogourmet
@vinha.unna
@solervino
@geleia.tanopote
@nonnabriggi
@lewilt_
@pescadosnabrasa
@o_atelieculinario