A cidade de Niterói ganhou o reforço de 80 guardas civis municipais que concluíram o processo de formação na corporação e receberam os diplomas na segunda-feira (17). A cerimônia contou com a participação do prefeito, Rodrigo Neves (PDT), e outras autoridades do município. O treinamento dos agentes durou três meses e foi composto por aulas práticas e teóricas.
Os novos guardas civis municipais vão atuar nas principais áreas comerciais, turísticas e nas praias, dentro da Operação Verão 2025. O esquema especial contará com ações integradas entre a Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e órgãos municipais de trânsito e meio ambiente.
“Segurança pública é muito mais do que o enfrentamento, é uma ação coordenada. Investimos em segurança, mas também em educação e cultura. Em Niterói, a Guarda Municipal deixou de ser uma guarda patrimonial para se transformar em uma verdadeira polícia comunitária, de proximidade, porque tem o papel de complementar as polícias Civil e Militar no sistema de garantia de segurança pública”, disse o prefeito Rodrigo Neves.
Niterói aumenta investimento na Guarda Municipal
O último concurso realizado pela cidade para a corporação havia acontecido em 2019 e disponibilizou 142 vagas. A seleção mais recente, realizada em março deste ano, ofertou 209 vagas divididas entre imediatas e em cadastro de reserva.
A Prefeitura também implementou o Regime Adicional de Serviço (RAS), o plano de cargos e salários e construiu a Cidade da Ordem Pública, garantindo melhores condições de trabalho e infraestrutura para a corporação. Atualmente, a cidade de Niterói conta com mais de 700 agentes, que atuam no patrulhamento em diversas áreas do município. O salário inicial da categoria é de R$ 4.858,28.

