O centro de Belford Roxo vai ganhar uma cara nova. A Secretaria estadual de Transportes publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (14), a homologação da concorrência pública para a elaboração dos projetos e para a execução da obra de revitalização da rodoviária do município da Baixada Fluminense.
Com investimento de R$ 70 milhões, o governo do estado, pretende a integração entre o sistema de ônibus e a rede ferroviária, além da requalificação urbana do entorno.
Obra prevê a integração entre os sistemas de transporte em Belford Roxo
A obra segue o conceito Desenvolvimento Orientado pelo Transporte (TOD), que orienta o desenvolvimento de uma região baseado na sustentabilidade — e propõe a organização e integração entre os sistemas de transporte rodoviário e ferroviário.
Além disso, vai promover a revitalização dos equipamentos públicos existentes e ordenamento do trânsito local, imprimindo qualidade de vida aos munícipes pela com foco na mobilidade.
O projeto inclui a demolição parcial da estação ferroviária de Belford Roxo e a requalificação de uma área com raio de um quilômetro, contemplando serviços de drenagem, pavimentação, urbanização e instalação de iluminação pública. O objetivo é melhorar a funcionalidade, acessibilidade e segurança para os mais de dois mil passageiros que usam os diversos meios de transporte diariamente.
COM FÁBIO MARTINS


