Foi divulgado nesta quinta-feira (6), na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, o projeto para a construção do Autódromo Parque de Guaratiba, na Zona Oeste. O empreendimento, que terá capacidade para 120 mil pessoas, vai ocupar uma área de 2 milhões de m². Com investimento da iniciativa privada de cerca de R$ 1,3 bilhões, o empreendimento está previsto para ser inaugurado em 2028.
O projeto se tornou viável após a sanção da lei que instituiu a Operação Urbana Consorciada do Autódromo e estabeleceu diretrizes urbanísticas para a área. A expectativa é que o empreendimento devolva à cidade um circuito internacional capaz de receber os principais eventos mundiais de esportes a motor.
O prefeito Eduardo Paes (PSD), destacou o impacto do projeto:
“Tornar o Rio mais internacional é bom para a economia da cidade, é bom para quem mais precisa. Gera mais empregos. Temos visto isso em tudo de grande que acontece na cidade. Esse é o objetivo com esse autódromo. Agora o desafio é trazer de volta a Fórmula 1, a motovelocidade, a Fórmula Indy. É pensar em todas as alternativas que pudermos ter aqui no Rio”, declarou.
O presidente da Câmara do Rio, Carlo Caiado (PSD), ressaltou a importância da parceria entre os poderes públicos.
“O significado desse projeto é enorme. O autódromo é mais um equipamento que contribui para o Rio de Janeiro ser aquilo que todo mundo deseja: um lugar que recebe vários eventos de grande porte. Esse projeto é uma prova clara de que os poderes, embora independentes, são harmônicos. Essa é uma vitória da união entre o poder público e o trabalho junto aos nossos vereadores da Câmara Municipal, que possibilita uma agenda com poder de transformação para a cidade”, afirmou.
Obras do autódromo estão previstas para começar em 2026
No momento, o projeto está em fase de licenciamento dos órgãos ambientais e a previsão é de que as obras comecem no primeiro trimestre do ano que vem.
O autódromo será construído na avenida Dom João VI, nas imediações da Estação Mato Alto do BRT. O circuito vai ser o primeiro no município em 13 anos. O último foi o de Jacarepaguá, demolido em 2012 para a construção do Parque Olímpico do Rio, complexo esportivo construído para os Jogos de 2016.
Complexo do autódromo, que terá circuito com 11 traçados diferentes, prevê kartódromo e outros usos para o público
O circuito terá 4,71 km de extensão e poderá ser configurado em até 11 traçados diferentes, permitindo a realização de diversas categorias automobilísticas.
Além da pista, o complexo prevê um kartódromo, áreas para experiências de direção urbana e off-road, clube de membros, estacionamento e um parque aberto ao público, com ciclovias e preservação de um manguezal de 43 mil m².
Como contrapartida, os empreendedores deverão construir uma escola pública e uma estação do BRT Transoeste.
O projeto é liderado pela Genial Investimentos, com gestão inicial da Rock World, empresa que organiza o Rock in Rio. Para o desenvolvimento técnico e conceitual, foi contratada a Populous, referência no design de arenas esportivas, o Tottenham Stadium, em Londres, e o Circuito de Silverstone, no Reino Unido.


Qual será a construtora
Eduardo paes é do PSD e não do PL como descreve essa matéria.
Extremamente importante esse investimento do município nesta área . O projeto vai alavancar o crescimento do entorno do autódromo.
Ponto importante para o projeto ficar de primeiro mundo, é que seja investido na completa revitalização da Estrada da Matriz, como nova pavimentação, calçadas novas em toda sua extensão, placas de orientação e etc.
As escolas do Municipio Rio de janeiro estão em verdadeiro caos. Os professores são tratados da pior forma possível. O ensino fundamental é um dos piores do Brasil! Esse desgraçado pensando em fazer autódromo! Filho da puta!
Outro burro, leia a matéria. Quem tá criando é iniciativa privada.
Eu estou feliz com a iniciativa, mas não posso deixar de dar razão a vc Reinaldo.
Tudo tem sua hora e anos e anos as escolas e hospitais vem sendo construídos e o próprio povo destrói,aos chegou a hora do nosso autódromo, não gosto e nem voto em Eduardo eu só quero um autódromo, pois faz parte da minha esportividade. Aí fica a dica!!!
Mas uma forma de desviar dinheiro público. .poderiam ser feitos investimento em escolas e Hospitais nesse montante . E mais uma vez … Sob o crivo dos Vereadores FANTOCHES. QUue estão mais preocupados em fazer a vontade do Prefeito e garantir FAVORES.E SE LIXANDO PARA O CIDADÃO
Deixa de ser burro e leia a matéria. O Gov RJ só aprovou a criação. O dinheiro investido nisso é de iniciativa privada, se não sabe o que é, vai pesquisar
Enquanto que para a saúde e educação nada . . Tudo sob a anuência dos Nobres Vereadores que estão se Lixando para a população. E só pensam em Garantir O SEU junto aí Prefeito…mas Dívida e gasto.. e desvio de verba Pública
Enquanto isso…o 14º do servidor…nada né????
Concordo!! Viva a educacao e is professores. Viva o SUS e os profissionais de saude! Mais verba para as necessidades basicas!! Menos p o turismo e o rentismo!
Mais um mega rombo no orçamento do município
Escolas, Prontos Socorros, hospitais ( e etc ligados à saúde), abandonados
Segurança pública?
Onde? Cansada, enojada
Aí o povo que tem grana da zona sul vai pegar BRT porque não existe metrô até Guaratiba. A cidade e o estado precisa modernizar, países antes da 2a guerra mundial já tinham metrô. Não faz o menor sentido esse investimento
Capaz de fazer metrô até lá só por causa disso.
Observação ouve um erro na descrição do partido do Prefeito, até onde sabemos ele é do PSD, faz uma ressalva
Será uma fonte de renda para o município.
COMO SEMPRE. DISTORCENDO O ANUNCIO. PL = PARTIDO DE LADRÕES.
EDUARDO NÃO É DO PL
Avenida Brasil até agora não ficou pronta , será que veremos outra obra desse senhor fica na espera de ficar pronta….
Vereador Carlos Caiado, deveria aproveitar o momento para propor a contrução de um AEROPORTO INTERNACIONAL nessa área, tirando os cariocas da rota da Avenida Brasil e das Linhas Amarelas e Vermelhas que são cercadas de comunidades perigosas, onde o caminho entre Centro e Zona Sul, seria via Barra e Recreio e iria proporcionar um desenvolvimento enorme para a região.
Fica a dica para TODOS os políticos Cariocas em prol desse protejo!
Devia ter negociado um posto de saúde também. De qualquer forma, vai ser um grande investimento de dinheiro privado para o RJ e valorização daquela área distante da Cidade.
Devia ter negociado um posto de saúde também. De qualquer forma, vai ser um grande investimento de dinheiro privado para o RJ e valorização daquela área distante da Cidade.
Já o Reinaldo, o Júlio e o Lázaro, vão sentir falta deste prefeito, quando ele for governador…
Destaquei esse trecho da reportagem para mostrar que os recursos SÃO PROVADOS
O empreendimento, que terá capacidade para 120 mil pessoas, vai ocupar uma área de 2 milhões de m². Com investimento da iniciativa privada de cerca de R$ 1,3 bilhões, o empreendimento está previsto para ser inaugurado em 2028.
Povo aqui reclamando, mais o dinheiro vem da INICIATIVA PRIVADA e não dos cofres públicos! Esse Paespalho é um imbecil e não gosto nem um pouco dele, mais nesse caso ele não vai por dinheiro público!