Em publicação feita no Diário Oficial desta terça (28), Dia do Servidor Público, o prefeito Eduardo Paes (PSD) decretou a criação de um projeto para evitar o endividamento de pessoas que trabalham em órgãos do município. O Programa de Educação Financeira, Tratamento e Prevenção do Superendividamento do Servidor (PETPS) prevê medidas para ensinar o uso responsável de crédito e mediar renegociação de dívidas.
A iniciativa é válida para servidores públicos municipais ativos e inativos, empregados públicos, aposentados e pensionistas. O projeto quer promover capacitação em educação financeira para servidores com aulas presenciais e online de finanças pessoais, orçamento doméstico, uso consciente do crédito e outros assuntos.
Projeto prevê medidas para servidores já endividados
Também estão previstas ações de apoio a quem já se encontra endividado, com mediação e orientação para renegociar dívidas dentro do limite da margem consignável. A prefeitura também se propõe a estimular a cooperação com bancos e instituições financeiras para melhorar as condições de crédito e facilitar a possibilidade de portabilidade ampla de empréstimos consignados entre diferentes instituições.
O Programa será coordenado e regulamentado por um Comitê Gestor, composto por representantes das secretarias de Administração e Fazenda, da Procuradoria-Geral do Município e da Previ-Rio. Eles vão definir normas de conduta, funcionamento e transparência do serviço, além de regras de crédito consignado.
A medida já entrou em vigor e deve ser regulamentada nas próximas semanas.




Que finanças temos parabéns sermos educados no contexto?
Salário defasado, vr ridículo, passagem também e trabalho exaustivo. O que resta do meu pagamento é do Santander, não preciso de curso algum pra entender isso.
Este Alcaide está se mostrando um tremendo fanfarrão. Não deu até hj o reajuste dos salários dos servidores municipais e quer falar em Educação Financeira? Contando isso em Portugal, seria piada pronta, rs
Esse prefeito cara de pau deve dar dignidade aos servidores. Promove um arrocho salarial e agora oferece conselhos financeiros pro servidor endividado. Estabele metas, mas não paga e depois diz que é modelo de prefeitura. Tudo mentira!
Cadê o dinheiro do acordo e resultado?????
O PREFEITO DO RJ, QUE TEM QUE GANHAR ESE CURSO DE FINANÇAS POIS ,GOSTARIA DE SABER SE ELE CONSEGUE SUSTENTAR SUA FAMILIA COM O VENCIMENTO DE: 1.612,89 O QUAL O FUNIONARIO DE ESCOLA COM MAIS DE 25 ANOS RECEBE! E AINDA TEM CORAGEM DE DIZER QUE O SERVIDOR GANHA BEM? VERGONHA…
Se o nosso “amado prefeito”, respeitasse e cumprisse o prometido, não estaríamos nessa situação de endividamento. Isso é uma tremenda falta de compromisso e caráter com quem confiou no SENHOR.
Prefeito que não reajusta os servidores, que os desvaloriza e agora quer ensinar educação financeira. Ele com certeza não terá meu voto e falarei pra todos e todas que eu puder pra que não elejam mais esse cara
Ridículo demais. Defasagem total, 12 reais de alimentação por dia, plano de saúde uma bosta, salas lotadas de alunos que nada fazem, é o jeito dele de governar, imagina quando for o Estado…
Hoje quem é 16 horas e antigo não passa de 4 mil…
Isso é uma falta de respeito com a categoria. Esse prefeito está sempre nos humilhando e ainda tem funcionário público municipal que vota nele. Tenho raiva é de quem colocou o Paes pela 4ª vez na prefeitura, mesmo sem ele ter feito NADA de bom para nenhum trabalhador. A gente perdeu até o direito de comprar imóvel com o Previ-Rio.
Pra sermos educados financeiramente , primeiro temos que ter dinheiro pra gastar , com um ticket de 144 reais a doze anos , um salário que não aumenta e o nosso prefeito sambista fazendo parques e gastando milhões , ele é quem precisa de educação.
Educação de qual salário? Só se for para os apadrinhados, amigos, puxa saco…
Ele gosta de ser o pior “patrão”. Cadê aumento real do salário? Atualizar o VR, cadê o acordo de resultado da SMDS?
Queria rir, mas nem posso porque com o salário excessivamente defasado, como que a gente tem educação financeira? Ele tem que fazer pra esses vereadores, pra ele e seus secretários que gastam rios de dinheiro.
Hoje dia do servidor público cadê o décimo quarto para os funcionários cumprirem com suas obrigações o seu tá no seu bolso se vc pagar e para de enganar os funcionários nenhum deles precisariam recorrer a empréstimos paga o que vc deve e vai fazer vc curso de individamento porque quando vc for chutado da mamata vc vai precisar