A Prainha da Glória, na Zona Sul do Rio, surge como uma nova opção para quem vai passar o réveillon na cidade. Reconhecida oficialmente pelo governo do estado em outubro, a praia apresenta bons resultados nos boletins de balneabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e estará própria para banho entre esta terça-feira (31) e quarta-feira (1).
De acordo com o governador Cláudio Castro (PL), a melhoria da qualidade da água da Baía de Guanabara, que inclui a limpeza das praias do Flamengo e Botafogo, é resultado das ações de saneamento realizadas desde 2021.
“Saber que estamos colhendo resultados tão positivos, frutos da concessão dos serviços de saneamento, é motivo de muito orgulho. A Baía de Guanabara limpa é um sonho possível, e esses sinais são evidentes nas praias próprias para banho e na vida marinha, que está voltando a ocupar essas águas, como tartarugas e cavalos-marinhos”, afirma Castro.
Entre as obras que possibilitaram esses avanços, o governo do estado destaca o desvio do Rio Carioca, que anteriormente despejava águas contaminadas na Praia do Flamengo. Segundo a administração estadual, com o desvio para o interceptor oceânico, foi evitado o lançamento de 20 milhões de litros de esgoto na região, o que contribuiu para a melhoria da qualidade da água.
“Desde a realização dessas obras para o desvio do esgoto, já conseguimos perceber de perto as mudanças na praia. Trabalho aqui há mais de 20 anos e acompanho diariamente esse movimento”, relata Adenilson Santos, proprietário de uma barraca conhecida pelos visitantes da praia, que atua na região há duas décadas.
A proximidade da Praia da Glória com a Praia do Flamengo, que contará com shows e queima de fogos, aumenta as expectativas para as celebrações da virada de 2025. Para o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, a nova praia contribui para o aumento do fluxo de pessoas e da geração de renda para o comércio local.
“O Rio de Janeiro já é, tradicionalmente, uma grande potência turística, com suas belezas naturais como principais atrativos. O reconhecimento oficial de uma nova praia significa mais fluxo de visitantes, mais oportunidades para o comércio local e mais opções de lazer para quem mora ou visita a capital”, finaliza Rossi.