Novos vazamentos na rede da Águas do Rio deixaram partes das cidades do Rio de Janeiro e de São Gonçalo sem água, nesta quarta-feira (17). Na semana passada, o vazamento em uma adutora já tinha deixado bairros do Centro e das zonas Sul e Norte da capital sem o fornecimento.
A Águas do Rio informou que está atuando em um reparo emergencial de um vazamento no Maracanã, Zona Norte da capital. A tubulação está localizada em um ponto estratégico do sistema de abastecimento e para executar o serviço, foi necessário reduzir o fornecimento de água tratada em partes da cidade.
Durante a madrugada desta quarta, a concessionária finalizou dois outros reparos em tubulações de grande porte que fazem parte do mesmo sistema, localizadas em Vila Isabel e em Santa Teresa.
As regiões afetadas são: Andaraí, Botafogo, Catumbi, Cosme Velho, Engenho Novo, Laranjeiras, Leme, Lins de Vasconcelos, Maracanã, Méier (partes), Praça da Bandeira, Riachuelo, Rio Comprido, Rocha, Sampaio, Santa Teresa, São Francisco Xavier, Tijuca, Urca e Vila Isabel.
Segundo a empresa, os serviços essenciais, como unidades de saúde, têm prioridade no abastecimento alternativo via caminhão-pipa. Após a conclusão do serviço, a normalização do fornecimento ocorrerá, de forma gradativa, podendo levar 72 horas, especialmente nas pontas das redes de distribuição e nas áreas elevadas.
São Gonçalo
Além disso, a empresa afirmou que identificou, no início da manhã desta quarta, um vazamento na rede de distribuição da Praça da Covanca, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. Para a realização do reparo, foi necessária a suspensão da distribuição de água tratada nos bairros Barro Vermelho, Covanca, Engenho Pequeno, Pita, Santa Catarina, Sete Pontes, Tenente Jardim e Venda da Cruz.
A normalização do abastecimento também ocorrerá, de forma gradativa, após a conclusão do serviço, prevista até o final da noite. A concessionária orienta os clientes a manterem a água de cisternas e caixas d’água reservada para atividades prioritárias, e explicou que segue à disposição de usuários para ligações gratuitas e mensagens via WhatsApp através do número 0800-195-0 195.