Os ônibus gratuitos conhecidos como “Laranjinhas” vão voltar a circular por Itaboraí na próxima semana. A Justiça deu ganho de causa à prefeitura, e o processo foi extinto.
O prefeito e pré-candidato à reeleição, Marcelo Delaroli (PL), comemorou nas redes sociais o retorno dos ônibus de tarifa zero: “Lutamos muito para que os laranjinhas voltassem. A justiça foi feita. A partir da semana que vem o povo de Itaboraí vai voltar a andar de ônibus com ar-condicionado”, comemorou.
Os ‘laranjinhas” entraram em circulação no dia 11 de novembro do ano passado, com 14 ônibus nas linhas Reta-Velha /São Joaquim e Manilha/Itambi. A proposta inicial, segundo a Prefeitura, era avaliar a viabilidade da expansão do serviço para outras áreas do município com o passar do tempo.
Um mês depois, a empresa Maravilha, até então responsável por oferecer o serviço de transporte em Itaboraí, obteve liminar suspendendo a circulação dos ônibus gratuitos no município.
Irmão do prefeito, o deputado estadual Guilherme Delaroli (PL) aproveitou o microfone do plenário da Alerj para criticar, citando nominalmente, as três empresas de ônibus que operam no município, destacando que a decisão da Justiça significa “a quebra do monopólio e do coronelismo”.