A Igreja da Irmandade de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores celebrar, no domingo (28), uma cerimônia católica criada no século XIII, pela quase milenar Ordem dos Pregadores: a Missa em Rito Dominicano.
A celebração eucarística será feita pela primeira vez em mais de um século e será conduzida pelo Frei José Almy Gomes às 10h15 da manhã vai ser acompanhada pelo histórico órgão de fole da irmandade –de 1873 – e por três cantores sacros no templo elíptico que foi restaurado e reinaugurado no ano passado. O canto gregoriano ficará a cargo do maestro e cantor Thiago Debossan.
Logo após a missa do Frei José Almy, será feita a já tradicional Missa Solene celebrada no Rito de São Paulo VI, em latim, acompanhada pelo Coral Astorga, da cantora lírica Juliana Sucupira. O rito dos dominicanos é similiar à missa tridentina, hoje tratada como “Rito Extraordinário” dentro do catolicismo.
A Irmandade dos Mercadores tem se tornado um ponto de realização de cerimônias tradicionais e retomada de devoções populares esquecidas, como a benção de São Brás, conhecido por curar males e doenças da garganta.
Com informações do Diário do Rio