O Sebrae Rio e a Agência de Desenvolvimento Regional Centro Sul Fluminense, promoverão, nesta quinta-feira (08), um evento em parceria com o Instituto Brasileiro de Tecnologia (Ibratec) com o objetivo de impulsionar a economia de toda a região Centro Sul. O “Conexão Ibratec: Oportunidades de Fornecimento”, acontecerá na sede do Sicredi, das 9h às 13h, e terá como foco principal apresentar um panorama de oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas da região, possibilitando que se tornem fornecedoras qualificadas para a administração pública.
“A iniciativa visa estreitar laços entre o setor produtivo de base e instituições de grande porte, fomentando a cadeia de suprimentos local e impulsionando o desenvolvimento econômico sustentável. Durante o evento, o Ibratec apresentará suas demandas concretas de fornecimento, detalhando os requisitos técnicos e os processos para que as empresas interessadas possam se habilitar como parceiras estratégicas”, explicou a presidente do Ibratec, Aline Félix.
O coordenador regional do Sebrae Rio na região Centro-Sul, Jorge Pinho, ressaltou a importância das articulações para o desenvolvimento econômico da região:
“Temos conseguido articular pontes importantes entre grandes instituições e os pequenos negócios da região, gerando desenvolvimento, renda e visibilidade para quem está na base da nossa economia. Eventos como este são fundamentais para as micro e pequenas empresas”, destacou Jorge Pinho.
A programação do “Conexão Ibratec” é gratuita e inclui, além da apresentação de oportunidades, uma rodada de capacitação promovida por Aline Félix, especialista no terceiro setor, que conduzirá uma palestra detalhada sobre o universo das compras públicas e o processo de cadastramento no Sicaf (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores).
“O conhecimento técnico e a experiência da Aline em gestão e processos voltados para o desenvolvimento e a formalização de parcerias estratégicas serão compartilhados com os participantes, oferecendo ferramentas valiosas para que as micro e pequenas empresas possam ampliar seus horizontes de atuação e acessar novos mercados, incluindo o setor governamental. A presença de uma profissional com seu perfil reforça o compromisso do evento com a qualificação e o preparo dos empreendedores locais para os desafios e oportunidades do mercado”, completou Jorge Pinho.