O Estado do Rio, em breve, deverá ter um sistema de neutralização de drones. O Gabinete de Segurança Institucional (GSI) lançou licitação estimada em R$ 26,9 milhões para a compra de equipamentos para a implementação da estrutura.
De acordo com a justificativa apresentada pelo estado, o cenário atual, marcado pela rápida evolução tecnológica e pelo aumento do uso de Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (RPAS), exige medidas robustas para garantir a segurança em diversos setores.
Drones têm benefícios, mas também riscos
Ainda de acordo com o estado, a proliferação desses dispositivos, apesar de trazer benefícios, também gera preocupações com a segurança e a privacidade.
“Diante dos riscos apresentados por drones não autorizados em áreas sensíveis, a aquisição de um sistema antidrones torna-se crucial para proteger infraestruturas críticas, vidas e informações valiosas. Essa tecnologia oferece uma solução eficaz para combater as diversas ameaças que podem representar”, diz o estado.
O sistema será aplicado na segurança se autoridades, presídios, grandes eventos públicos e privacidade de áreas de segurança. A licitação prevê a compra de 40 bloqueadores de frequência mais 40 sistemas de segurança, no valor unitário estimado de R$ 336,9 mil cada.

Por FÁBIO MARTINS e VÍTOR D’AVILA