A Embratur encerra, nesta quinta-feira (31), as inscrições para o Concurso de Melhores Práticas ESG nos Destinos Brasileiros, que pretende valorizar e incentivar as iniciativas sustentáveis mais bem sucedidas para serem replicadas no setor turístico e incorporadas na promoção internacional do Brasil.
O concurso vai premiar as melhores experiências turísticas sustentáveis nas cidades turísticas brasileiras, com ativações de comunicação e marketing por meio de benefícios institucionais e empresariais.
Para a coordenadora de ESG da Embratur, Marina Barki, a iniciativa também pretende incentivar os turistas internacionais a conhecerem as práticas ESG já executadas pelo turismo no país e, dessa forma, serem impactados positivamente em relação à imagem do Brasil. Estimular a sinergia entre os destinos também é um dos objetivos.
“Nossa intenção com esse concurso é reconhecer e promover os destinos brasileiros que já se dedicam à implementação de práticas de sustentabilidade no seu território. Além disso, queremos estimular a sinergia entre as secretarias de turismo e as empresas, uma vez que os desafios impostos rumo ao desenvolvimento sustentável exigem uma governança cada vez mais robusta entre o público e o privado”, acrescentou Marina Barki.
Estratégia ESG
O primeiro lugar do concurso receberá consultoria da Embratur para desenvolver uma estratégia ESG e criar um Comitê ESG, fortalecendo a governança regional. Também terá direito a uma campanha de marketing em 2025, alinhada à estratégia de mercado da Agência, ampliando a visibilidade do destino, e a participação como destaque em um episódio do minidocumentário ‘Turismo Transforma’, promovendo suas iniciativas.
Como benefícios empresariais, todos os vencedores participarão da jornada de promoção da Embratur, aumentando a exposição das suas experiências turísticas, além de participarem como destaque no capítulo de Sustentabilidade das redes da Embratur (incluindo posts em plataformas como LinkedIn e Instagram).
Os vencedores também terão vídeos documentários produzidos sobre as jornadas ESG dos empreendimentos vencedores, aumentando a credibilidade e alcance, e possibilidade de serem escolhidos para implementar provas de conceito de startups do EmbraturLab, testando inovações sustentáveis.