Parlamentar de esquerda que fez história na política do Rio, com sete mandatos de vereador e dois de deputado estadual, Eliomar Coelho, aos 83 anos, curte a “aposentadoria” legislativa — mas não deixa a vida de militante. Desde a pré-campanha, se dedica a comparecer a eventos de diferentes candidatos a vereador.
Esteve com os mais experientes, como os petistas Gilberto Palmares e Edson Santos — que foram parlamentares com ele. Mas tem dado sua contribuição maior aos mais jovens, como Tiago Santana (PT), Clarice Chacon (PSOL), Maíra do MST (PT) e Rodrigo Mondego (PT).
Este último, inclusive, ganhou o apoio também de Pratinha, a quem Eliomar lançou como seu sucessor político em 2022, mas não se elegeu. Hoje, Pratinha é chefe de gabinete do presidente da Embratur, Marcelo Freixo.
Além de apoiar os jovens candidatos, Eliomar ainda apareceu ao lado e com adesivos de Eduardo Paes. Para quem não se lembra, Eliomar foi o principal vereador de oposição nos dois primeiros mandatos de Paes. Hoje, o ex-psolista é defensor da frente ampla contra a extrema direita.