Entre os 1.021 candidatos a vereador do Rio, pelo menos 16 escolheram levar para a urna a sua identidade religiosa. E os evangélicos estão em maior número na disputa, em comparação com representantes de religiões de matrizes africanas.
São 14 cristãos, sendo 10 pastores, três bispos e uma missionária. Apenas dois candidatos estão usando as nomenclaturas “mãe” e “pai” na campanha eleitoral. Este ano, nenhum “padre” está tentando uma vaga no legislativo carioca.
As candidaturas com uso de identidades religiosas cresceram 225% no Brasil nos últimos 24 anos, revelou um estudo do Instituto de Pesquisa e Reputação de Imagem (IPRI), da FSB Holding. No entanto, para a Câmara do Rio, o número caiu em relação ao pleito de 2020. Há quatro anos, foram 23 os aspirantes que usaram as alcunhas “pastor”, “mãe”, “pai”, “padre”, “bispo” ou “apóstolo”.
Candidatos das igrejas
Ainda que “pastores” estejam em maior número, os candidatos que mais têm as bênçãos das igrejas evangélicas são outros.
A Assembleia de Deus de Madureira, a maior do Rio, concentra esforços na reeleição de Eliseu Kessler (MDB). Já a Assembleia de Deus Vitória em Cristo (Advec), do pastor Silas Malafaia, está se mobilizando na campanha do novato Waguinho, ex-pagodeiro e hoje cantor gospel, candidato pelo PL.
A Igreja Mundial do Poder de Deus, do apóstolo Valdemiro Santiago, está com Sandro Alves (MDB), ex-diretor do canal de TV e atualmente responsável pelo braço político da Igreja.
A Universal do Reino de Deus, que já tem como representantes os vereadores Inaldo Silva e Tânia Bastos, estão com o PSD de Eduardo Paes para tentar eleger o Pastor Deangeles Percy.
Campeão nas redes
Mas entre os “pastores” das urnas quem rouba a cena é o humorista Eloi Varão, que tem mais de um milhão de seguidores nas redes sociais. Ele viralizou com esquetes com temática religiosa, sempre acompanhado de seu bordão: “Que isso, varão”. Em campanha para vereador, usou a melodia de um “corinho de fogo” para compor seu jingle de campanha.
Veja a lista dos candidatos a vereador do Rio que usam a identidade religiosa na urna:
Bispo Junior (Solidariedade)
Bispo Pedro (Avante)
Bispa Rosilene Olimpio (PSDB)
Mãe Dayse (PT)
Missionária Carla Max
Pai Dario (PSOL)
Pastor Deangeles Percy (PSD)
Pastor Eloi Varão (PSD)
Pastor Hildon Barbosa (Avante)
Pastor Otávio (DC)
Pastor Sergio Alves (Republicanos)
Pastora Georgia (União)
Pastora Neide Felisberto (PSDB)
Pastora Rita Santos (PRD)
Pastora Vania Aguiar (PMB)
Pr. Josias Cruz (MDB)
Bispo junior é o favorito disparado suas reuniões são as maiores.
Fui na sua reunião no pedra branca ele tirou as pessoas de dentro do clube por que não cabia deu super lotação bispo vai ganhar fácil
De tds os candidatos o bispo junior tem o trabalho mais sólido pois conta com o apoio de diversas comunidades e muita gente apoiando ele.