Neste domingo (8), com missa solene, coral e orquestra, acontece a Festa de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores — a padroeira dos comerciantes. A celebração será na igrejinha da Rua do Ouvidor 35, inaugurada em 1750.
Fechada em 2020, durante a pandemia, a igreja passava por dificuldades financeiras e foi interditada pela Defesa Civil. A Arquidiocese do Rio de Janeiro promoveu uma intervenção e nomeou o empresário Claudio André Castro, diretor da Sergio Castro Imóveis, para exercer as funções de provedor em março de 2023.
O templo passou por restauração, que incluiu a reativação dos sinos, entre outras providências. O templo foi reinaugurado no dia 10 de junho de 2023, com as presenças de Dom Orani Tempesta e do prefeito Eduardo Paes.
“O imóvel é tombado pelo Iphan desde 1937. O Dia da Padroeira dos Comerciantes é comemorado, sempre, no dia 8 de setembro. Todos estão convidados. Vamos pedir por dias cada vez melhores para nossas empresas, comércios, pela prosperidade de nossas famílias. Também vamos agradecer por tudo o que conquistamos. Vamos usar, na celebração, as peças sacras da igreja, do século XVIII, inclusive as tinham sido roubadas e que a Polícia Federal nos devolveu no mês passado”, disse Castro.